Renan Calheiros Filho afirmou que o custo elevado de tirar a carteira tem levado milhões de brasileiros a não tirar CNH

O governo federal, através do Ministério dos Transportes, estuda acabar com a obrigatoriedade de aulas em autoescolas para que um condutor possa tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os exames do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) seguiriam obrigatórios para obter o documento. Um dos argumentos do Executivo para a medida são os altos custos que um cidadão tem para poder obter a CNH.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp 
Ministério dos Transportes estuda acabar com a obrigatoriedade de aulas em autoescolas para tirar a CNH
A proposta ainda está em estudo no Ministério dos Transportes e deve ser levada ao presidente Lula. De acordo com Renan Filho, a medida poderia ser regulamentada pelo próprio governo, sendo dispensada a aprovação pelo Congresso Nacional.
O ministro Renan Calheiros Filho afirmou que o custo elevado de tirar a carteira tem levado milhões de brasileiros a não tirarem a habilitação.
“Qual o problema do Brasil? É que a gente tem uma quantidade muito grande de pessoas dirigindo sem carteira porque ficou impeditivo tirar uma carteira no Brasil, que custa entre R$ 3 mil e R$ 4 mil. O cidadão não aguenta pagar isso”.
O ministro dos Transportes afirmou que cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação atualmente, e outros 60 milhões têm idade para obter a CNH, mas ainda não possuem o documento. “A pesquisa que fizemos apontou o custo como o principal motivo”, disse.

Ao ser questionado sobre o risco de acidentes com a flexibilização da exigência, o ministro afirmou que os cursos continuarão disponíveis, ministrados por instrutores qualificados e supervisionados pela Senatran e pelos Detrans.
Renan Filho também criticou o modelo atual, que, segundo ele, favorece a atuação de máfias em autoescolas e nos exames. “É tão caro que não basta a pessoa pagar uma vez o preço alto. Quem pode pagar, muitas vezes, é levado a ser reprovado para ter que pagar de novo”, afirmou.
A Associação Nacional dos Detrans (AND) informou, nesta terça-feira (29), que pretende agendar ainda nesta semana uma reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para discutir a proposta que prevê a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem a exigência de aulas em autoescolas.
Em nota, a entidade afirmou que acompanha atentamente as discussões sobre a possível mudança nas regras para obtenção da CNH. Em tom de preocupação, os presidentes dos Departamentos Estaduais de Trânsito levantaram dúvidas quanto aos impactos da proposta na segurança viária.
Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com