Ministério da Saúde anuncia total gratuidade no Farmácia Popular

Redação / Com MS 14/02/2025

Agora todos os 41 medicamentos e itens como fraldas geriátricas são gratuitos

Ministério da Saúde anuncia total gratuidade no Farmácia Popular

Aministra Nísia Trindade, anunciou, na quinta-feira, dia 13, durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, a total gratuidade do Programa Farmácia Popular, para toda a população brasileira. A partir de agora, todos os 41 itens do programa passam a ser distribuídos de graça nas farmácias credenciadas.

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Ministério da Saúde anuncia total gratuidade no Farmácia Popular

A medida deve beneficiar diretamente - e de forma imediata - mais de 1 milhão de pessoas por ano, principalmente idosos, que antes pagavam coparticipação em alguns insumos, mas agora vão retirar tudo gratuitamente.

O anúncio se estende a toda a população brasileira, que agora poderá retirar o rol de medicamentos pelo programa.

Com essa ampliação, as fraldas geriátricas passam a ser fornecidas de graça para o público elegível, como pessoas com 60 anos ou mais. A Dapagliflozina, medicamento utilizado no tratamento da diabetes associada à doença cardiovascular, também será ofertada sem custo para o público. A iniciativa fortalece o acesso da população a medicamentos essenciais e expande a cobertura do programa. 

Para a ministra Nísia Trindade, a conquista faz parte de um SUS que cuida das pessoas. “Estamos acrescentando na gratuidade as fraldas geriátricas, ou seja, estamos falando também de envelhecimento da população. Eu sei a real importância dessa ação. Tivemos mais de 24 milhões de pessoas beneficiadas em 2024 e vamos aumentar ainda mais esse alcance principalmente nas áreas mais remotas desse país”, declarou a ministra da Saúde.

Entre 2022 e 2024, o Governo Federal ampliou o número de pessoas atendidas pelo Farmácia Popular em quase 20%, aumentando em aproximadamente 4 milhões o número de beneficiários. No período, o total de pessoas atendidas passou de 20,7 milhões em 2022 para 24,7 milhões em 2024.

Reprodução


Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com