O Ministério da Cultura (Minc), através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, reconheceu a Associação Teatral Arte e Fé (ATAF) do município de São Miguel dos Campos como Ponto de Cultura. A informação foi confirmada quando a entidade recebeu a certificação e passou a integrar o Cadastro Nacional de Pontos de Cultura.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Minc reconhece ATAF como Ponto de Cultura e Paixão de Cristo torna-se Patrimônio Cultural de Alagoas
São certificados como Pontos de Cultura, grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades, contribuindo para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Brasil, conforme os critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva (nº 13.018/2014).
A ATAF atua desde 1996 no setor cultural alagoano, além de sua cidade sede, já promoveu espetáculos teatrais em mais de 10 municípios da região. Com destaque para Craíbas, onde encenou na Cidade de Maria, um dos maiores teatros ao ar livre do mundo. Através da lei n° 1.395 de 21 de novembro de 2014, obteve o Reconhecimento de Utilidade Pública Municipal de São Miguel dos Campos, e com a lei nº 7.999 de 29 de março de 2018, obteve o Reconhecimento de Utilidade Pública Estadual.
Minc reconhece ATAF como Ponto de Cultura e Paixão de Cristo torna-se Patrimônio Cultural de Alagoas
Anualmente, a Entidade promove o espetáculo “Paixão de Cristo”, na praça de Eventos, que é considerada a maior encenação teatral do Estado, a qual conta com uma super estrutura de cenários e envolve diretamente, cerca de 200 pessoas. A encenação narra os últimos passos de Jesus Cristo e costuma atrair milhares de pessoas, inclusive turistas de diversas localidades, contribuindo para o fortalecimento da economia local.
Devido sua importância simbólica, social e econômica, através da Lei nº 9.297, de 27 de junho de 2024, de autoria da Deputada Estadual Fátima Canuto, o espetáculo “Paixão de Cristo” foi reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Alagoas.
Entende-se por Patrimônio Cultural, os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, em conformidade com o art. 216 da Constituição Federal.
Segundo o presidente da Associação, Marcos Antonio, essa dupla conquista reforça a relevância da ATAF para a valorização e difusão cultural no estado de Alagoas. São Miguel dos Campos conta com o seu primeiro Ponto de Cultura reconhecido pelo Minc e tem mais um Patrimônio Cultural reconhecido através de lei Estadual. Isso só está sendo possível, porque ao longo desses quase 30 anos contamos com apoio de órgãos públicos e comerciantes que confiam em nosso trabalho, assim como, todo o público que nos prestigia e se envolve com o que promovemos.