Agência de fomento do Governo do Estado prometia dinheiro na conta em até 20 dias
Microempreendedores do município de São Miguel dos Campos estão decepcionados com a promessa da Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve. O órgão, ligado ao Governo do Estado, é responsável por fomentar pequenos negócios.
Desde o mês de abril, a Desenvolve vem oferecendo uma linha de crédito aos Microempreendedores Individuais (MEI), e muitos procuram a Agência na intenção de ter o dinheiro, entretanto, mesmo com o cadastro aprovado, não receberam os valores.
“A gente conta com esse dinheiro para sair das dívidas, retomar o credito e continuar trabalhando, mas até hoje nada”, pontua um dos micros que fez o cadastro e foi aprovado no mês de maio.
Em contato com outros microempreendedores que estão com o cadastro aprovado, a reportagem do AlagoasWeb foi informada que o credito deveria ser liberado assim que aprovado, “falaram em 20 dias, depois ficou para 30, já estamos chegando a quatro meses”, lamenta uma pequena comerciante de São Miguel dos Campos.
Para promover a linha de empréstimo, que promete 50% de desconto para quem pagar em dia, a Agência chegou a realizar um evento com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SEDECTI), liberando o dinheiro para alguns poucos aprovados, dos mais de 120, cadastrados entre abril e maio.
“Agora é amargar a esperança de ter esse dinheiro, que poderia nos ajudar a sair do buraco”, comenta outro empresário, dizendo que no último contato com a Desenvolve, recebeu a promessa de que o valor seria creditado em sua conta na sexta, dia 13, “cada vez que a gente fala com alguém de lá, tem uma nova data, mais uma vez fui feito de idiota”, lamentou.
O AlagoasWeb tentou falar com a Agência através do Whatzapp, no mesmo contato que os comerciantes falaram por algumas vezes, a reportagem foi direcionada para outro número (3315-3468), mas a ligação nunca é atendida.
A AlagoasWeb também procurou o secretário Álvaro Leiva da SEDECTI de São Miguel dos Campos, ele informou que a Agência havia confirmado o dinheiro para todos os aprovados no primeiro lote, mas não tinha informações sobre o segundo lote.
A reportagem confirmou com pelo menos quatro pessoas que estavam aprovadas no primeiro lote, que o dinheiro nunca chegou na conta. Os valores que deveriam ser liberados pela Desenvolve variam entre R$ 2 e 4 mil reais.