Anna Clara estava celebrando a chegada do Ano Novo com a família
Uma menina de quatro anos se engasgou com um pedaço de carne durante celebração familiar no último dia do ano (31 de dezembro), no município de São Gabriel, norte da Bahia. Anna Clara Nunes dos Santos foi levada para o Hospital do município pela família, mas não resistiu.
Menina de 4 anos morre engasgada com pedaço de carne no interior da Bahia
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Segundo informações da Prefeitura de São Gabriel, a criança foi levada para o Hospital de São Gabriel e logo em seguida para o Regional de Irecê, mas a gravidade da sua situação a levou a óbito. “A médica da unidade de São Gabriel estava em uma ocorrência gravíssima no hospital em Irecê. A equipe do plantão fez todas as manobras possíveis, é uma tristeza muito grande para toda a cidade. O enterro foi nesta terça-feira (2), às 4h30 da manhã, na comunidade de Lagoa Nova de São Gabriel”, relatou em nota.
Anna Clara estava celebrando a chegada do Ano Novo com a família na casa onde vivia, no bairro de Nova Brasília. Manoel Carlos, tio da criança, conta que ela o auxiliava enquanto distribuía carne para os presentes na festa, Anna pegou um pedaço pequeno e foi lavar as mãos, quando retornou a família correu ao seu auxílio.
“Tentamos mais de três vezes, até que perceberam que não ia ter jeito de resolver em casa. Chegando no hospital, segundo uma enfermeira e o guarda, não tinha nenhum médico que pudesse atender a Anna Clara. A médica que estava de plantão saiu com um paciente que tinha sofrido um acidente, mas não sabemos se ele realmente aconteceu, porque quando tem um acidente a notícia sai logo na internet, e até agora, hoje é terça-feira (2), nunca foi falado sobre isso”, contou Manoel.
Menina de 4 anos morre engasgada com pedaço de carne no interior da Bahia
Também foi alegado para a família que não teria uma ambulância disponível para o transporte da menina, então foi necessário a ida com o carro particular de um sobrinho até Irecê, de acordo com Manoel Carlos. Ao chegar em Irecê, foi constatado que a criança não tinha mais vida e seu corpo foi encaminhado, na manhã de segunda-feira (1), para o IML de Jacobina para a autópsia.
“A gente espera que a Prefeitura possa trabalhar melhor para que isso não aconteça com outras famílias e que o que aconteceu com a Anna Clara não tenha sido em vão, que sirva para orientar outras famílias para que as pessoas não passem por isso”, relatou.
De acordo com Manoel, Anna Clara passou mais de um ano sofrendo com um problema na garganta que necessitava cirurgia e não se sabe se isso agravou a condição da criança após se engasgar. A mãe da menina realizou rifas e bazares para arrecadar o dinheiro para a operação, mas ainda não tinha o suficiente para bancar todos os custos.
“Agora o que a gente sente é só saudade, porque Anna Clara era esperta, brincalhona e gostava de dar risada. Vamos ter que conviver com a falta dela”, disse o tio da menina.
Menina de 4 anos morre engasgada com pedaço de carne no interior da Bahia