Menina de 11 anos morre após inalar desodorante em desafio de internet

Por: Redação / Jovem Pan  Data: 12/03/2025 às 22:09

Brenda Sophia Melo de Santana sofreu uma parada cardiorrespiratória

Menina de 11 anos morre após inalar desodorante em desafio de internet

Uma tragédia ocorreu em Bom Jardim, Pernambuco, onde uma menina de apenas 11 anos, identificada como Brenda Sophia Melo de Santana, perdeu a vida após inalar desodorante durante um desafio viral que circulava nas redes sociais.

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Menina de 11 anos morre após inalar desodorante em desafio de internet

O incidente ressalta os perigos associados a esses “desafios” online, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como distúrbios comportamentais.

Brenda sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto era levada ao hospital, após ter inalado o produto químico. A Polícia Civil já classificou a situação como uma “morte acidental” e está aguardando o laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) para mais esclarecimentos.

Veja também: ‘Fumar cotonete’: Desafio viral no TikTok pode afetar pulmão de jovens

A família da menina revelou que ela havia sido alertada sobre os riscos envolvidos nesse tipo de atividade.

Em resposta ao ocorrido, a Prefeitura de Bom Jardim manifestou sua solidariedade à família enlutada e enfatizou a necessidade de um diálogo aberto entre pais e filhos sobre o uso seguro da internet e os perigos das substâncias químicas. A administração local também emitiu um alerta sobre a importância de se ter cuidado ao interagir com conteúdos online.

Desde 2019, a OMS tem classificado os “jogos perigosos” como um distúrbio comportamental, e o Brasil já registrou casos trágicos semelhantes.

Em 2018, a morte de Adrielly Gonçalves, de 7 anos, e em 2020, um menino de 12 anos também perdeu a vida após inalar desodorante. Além disso, em 2022, um garoto de 10 anos teve um destino semelhante, evidenciando a gravidade do problema.