Ícone do site AlagoasWeb

MEC propõe proibição do uso de celulares em salas de aula no Brasil

Medida fará parte de pacote de regulamentações que serão analisadas pela pasta

MEC propõe proibição do uso de celulares em salas de aula no Brasil

O ministro da Educação, Camilo Santana, está elaborando um projeto de lei que visa proibir o uso de celulares em salas de aula nas escolas públicas e privadas do Brasil.

Publicidade
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

MEC propõe proibição do uso de celulares em salas de aula no Brasil

A proposta será submetida ao Congresso Nacional no próximo mês de outubro. A iniciativa busca oferecer maior segurança jurídica aos Estados que já possuem legislações sobre o assunto, como o Ceará, que implementou uma lei em 2008.

Atualmente, em São Paulo, está em tramitação o projeto de lei nº 293/2024, que também visa restringir o uso de celulares nas instituições de ensino. De acordo com a pesquisa TIC Educação 2023, 28% das escolas de ensino fundamental e médio já proíbem o uso de celulares, enquanto 64% permitem, mas com algumas limitações.

Veja também: Quase 30% das escolas brasileiras proíbem o uso do celular

O Ministério da Educação (MEC) defende que a proibição está em consonância com estudos internacionais que indicam que o uso de celulares pode causar distrações e prejudicar o aprendizado dos alunos.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) já havia alertado sobre os efeitos negativos do uso excessivo de telas por crianças e adolescentes, enfatizando que a presença de um celular pode impactar de forma adversa a aprendizagem.

Para que o projeto de lei se torne efetivo, ele precisará passar por discussões e aprovações na Câmara dos Deputados e no Senado, além de receber a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Sair da versão mobile