Mais de 8 mil TCOs reforçam combate a crimes de menor potencial em Alagoas

Redação / AlagoasWeb/Bruno Monteiro 16/08/2025

São Miguel dos Campos é destaque no Estado

Mais de 8 mil TCOs reforçam combate a crimes de menor potencial em Alagoas
Mais de 8 mil TCOs reforçam combate a crimes de menor potencial em Alagoas (imagens: AlagoasWeb)

O Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) tem se mostrado uma ferramenta eficaz no combate à criminalidade de menor potencial ofensivo em Alagoas. Em dois anos e dois meses, mais de 8.000 Termos foram lavrados em 102 municípios pela Polícia Militar, representando uma economia de quase 5 milhões para o estado ao reduzir deslocamentos até delegacias.

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Mais de 8 mil TCOs reforçam combate a crimes de menor potencial em Alagoas

O TCO é utilizado em crimes com pena de até dois anos.  O policial, ao se deparar com uma ocorrência enquadrada nessa categoria, pode lavrar o TCO no local. Se o infrator aceitar, assina um termo de comparecimento ao Juizado Especial Criminal, onde poderá até mesmo conseguir uma transação penal em audiência preliminar.

A recusa ao procedimento (assinar o TCO) pode levar à condução do infrator à delegacia.  A reincidência em crimes de menor potencial ofensivo, mesmo com TCOs anteriores, pode resultar em punições mais severas, com prisão.

Integrantes da implantação do TCO em Alagoas

Em São Miguel dos Campos, a implantação do TCO tem sido um sucesso.  Em 2024, já foram lavrados mais de 80 procedimentos, superando as expectativas. A cidade se destaca como um exemplo positivo na utilização dessa ferramenta, contribuindo para desafogar o trabalho da Polícia Civil e melhorar a sensação de segurança na população.

A utilização de impressoras portáteis conectadas a celulares facilita o processo, mesmo em locais com dificuldades de acesso à internet.

O TCO não se limita a um simples registro; ele é um instrumento que visa a prevenção e a resolução de conflitos menores na comunidade, muitas vezes causados por perturbação do sossego, porte de arma branca, lesões corporais leves, ameaças e vias de fato, além de crimes de trânsito.

Tenente Coronel Paulo Eugênio

O Tenente Coronel Paulo Eugênio enfatiza o papel da polícia na sociedade quando da realização do procedimento: “O que temos a orientar e deixar como lembrete, é que a PM e qualquer profissional de segurança pública estão para prevenir. A polícia tem atuação ostensiva e preventiva, mas a sociedade precisa fazer a sua parte também; se sensibilizar sobre o que pode e o que não pode, para diminuirmos os conflitos e vivermos em uma sociedade mais digna, onde o cidadão possa ir e vir sem ser incomodado.”

Major Rodrigo Veloso, comandante da 1ª Cia

Já o Major Veloso, comandante da 1ª Cia de São Miguel dos Campos, deixa um lembrete para as pessoas, "a mensagem que costumo repetir, mas que é importante frisar, é: a população precisa confiar na polícia e denunciar. 100% das denúncias são averiguadas e, na maioria dos casos, conseguimos efetuar prisões, retirar armas e drogas de circulação, protegendo nossos jovens, crianças e a população em geral, não só em São Miguel, mas em toda a região que precisa dessa paz para trabalhar, estudar e ter lazer."

Para ambos os oficiais, a implantação do TCO tem facilitado o trabalho da PM nas ruas, agilizando os procedimentos de menor potencial ofensivo e gerando economia para o Estado.


Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com