Ícone do site AlagoasWeb

Mais de 50 estudantes de Medicina fazem curso introdutório para iniciar estágio no Samu

Olival Santos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas realizou, nesta quinta-feira (31), mais um curso introdutório ao atendimento pré-hospitalar, contemplando 52 estudantes de Medicina do Centro Universitário Cesmac. Depois de concluído o curso, os acadêmicos passarão cerca de três meses realizando plantões, acompanhando e atuando nas atividades da Central Maceió do Samu Alagoas, desde a regulação médica até o atendimento nas viaturas.

No turno da manhã, os alunos tiveram aulas práticas no auditório da própria faculdade, sobre a Normatização SUS com a assistente social do Samu, Liege Batista, além de explanação sobre a Central de Regulação e princípios básicos do atendimento, com a médica socorrista do Samu, Sandra Gico.

Publicidade

Já à tarde, para compreender na prática os protocolos de atendimento do serviço de urgência, a turma foi dividida em cinco grupos para participar de atividades simultâneas, dentro da Central Maceió, em cinco estações.

Na primeira estação, a enfermeira socorrista Claudeane Nascimento falou sobre manejo de equipamentos e suprimentos dentro da viatura, enquanto na segunda estação, o também enfermeiro socorrista Heubert Guimarães mostrou os protocolos de ressuscitação cardiopulmonar e utilização do Desfibrilador Externo Automático (DEA).

Enfermeiro Heubert Guimarães mostrou os protocolos de ressuscitação cardiopulmonar

Nas três seguintes, os médicos socorristas Luiz Antônio Mansur, Sandra Gico e Jack Emerson, abordaram, respectivamente, imobilização cervical, imobilização de membros e retirada de capacete; acesso de vias aéreas adultas e pediátricas; e retirada rápida de pacientes em cenários de risco.

De acordo com o médico coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Alagoas, Kesley Garcia, as oito horas de curso introdutório são fundamentais para preparar os futuros profissionais. “O atendimento pré-hospitalar é muito diferente do que os médicos costumam encontrar nos consultórios. Estagiar no Samu traz um diferencial enorme para o currículo e deixa o profissional muito mais capacitado”, explicou o coordenador.

Para os estudantes de Medicina do Centro Universitário Cesmac, Victor Calaça e Pedro Alencar, a passagem pelo Samu vai engrandecer o currículo de toda a turma. “Vou aproveitar o máximo possível da experiência para, quando nos formarmos, estarmos muito mais preparados para salvar vidas”, ressaltou Victor. “Esse curso introdutório é bem intenso e nos deixa muito mais tranquilos para enfrentar os desafios da profissão”, contou Pedro.

Estudantes receberam ensinamentos práticos de como deve ser atendida uma pessoa ferida durante um acidente automobilístico
Sair da versão mobile