Maceió recebe sinal 5G puro a partir da próxima segunda, dia 19

COMPARTILHE
Por: Com Olhar Digital  Data: 14/09/2022 às 15:54
Fonte de Imagem: AlagoasWeb

Mais sete capitais brasileiras vão receber o sinal do 5G puro a partir da próxima segunda-feira (19). A confirmação é da Anatel, que divulgou que as próximas cidades a receber o sinal da nova rede móvel serão: Maceió (AL), Aracaju(SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), São Luís (MA) e Teresina (PI).

A liberação do sinal a partir da próxima semana partiu da decisão tomada nesta quarta-feira (14) pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), responsável por fazer a limpeza das faixas 3.625 a 3.700 MHz.

Com a decisão as sete capitais se juntam as cidades Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

As operadoras Claro, TIM e Vivo têm até 28 de outubro para fazer a instalação do número mínimo de estações 5G ativadas, sendo 8 em Aracaju, 5 em Boa Vista, 11 em Campo Grande, 8 em Cuiabá, 13 em Maceió, 14 em São Luís e 11 em Teresina.

A data de liberação do uso do 5G nas demais capitais deve ocorrer até 28 de outubro. O prazo inicial era em julho deste ano, depois passou para setembro, mas seguindo as orientações da Entidade Administradora da Faixa (EAF) – que realiza a limpeza da faixa 3,5 GHz – a Anatel decidiu adiar o prazo para o restante das cidades.

Após a liberação do sinal nas sete cidades, restarão apenas cinco capitais a receber o sinal 5G puro, ou standalone (SA): Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.

Confira como está o cronograma de implementação do sinal 5G até o momento:

  • Brasília (DF) – 06/07
  • Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e João Pessoa (PB) – 29/07
  • São Paulo (SP) – 04/08
  • Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Salvador (BA) – 16/08
  • Fortaleza (CE), Natal (RN) e Recife (PE) – 05/09
  • Aracaju(SE), Boa Vista(RR), Campo Grande(MS), Cuiabá(MT), Maceió(AL), São Luís(MA) e Teresina(PI) – 19/10