Lula escolhe tia do prefeito de Maceió para o STJ

Redação / Conjur 11/07/2025

Escolhidos precisarão passar por sabatina e aprovação na Comissão de Constituição e Justiça

Lula escolhe tia do prefeito de Maceió para o STJ
Lula escolhe tia do prefeito de Maceió para o STJ

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu na quinta-feira, dia 10, a procuradora de Justiça Marluce Caldas, do Ministério Público de Alagoas, para uma vaga de ministra do Superior Tribunal de Justiça.

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Lula escolhe tia do prefeito de Maceió para o STJ

A nomeação visa preencher a última vaga ainda aberta na corte. Em maio, o presidente escolheu o desembargador Carlos Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, para uma outra cadeira no STJ.

Os escolhidos precisarão passar por sabatina e aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado antes de tomar posse. Ainda não há data para que isso ocorra.

Eles foram selecionados para ocupar os lugares que ficaram vagos em decorrência da aposentadoria das ministras Laurita Vaz e Assusete Magalhães.

No STJ, os dois deverão ocupar cadeiras nas turmas criminais. Há uma vaga na 5ª Turma, cujo ocupante será o relator dos recursos da finada “lava jato”, e outra na 6ª Turma — ambos os colegiados ainda formam a 3ª Seção.

Lista tríplice
Marluce Caldas, tia do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, foi a escolhida em uma lista tríplice composta também por Sammy Barbosa, do Ministério Público do Acre, e pelo subprocurador da República Carlos Frederico.

A demora na escolha de Lula decorreu de uma série de intercorrências políticas. Enquanto isso, candidatos batalhavam nos bastidores por apoio de autoridades. Marluce é tia de João Henrique Caldas, prefeito de Maceió.

Caso a escolha de Marluce seja confirmada no Senado, o STJ ficará sem um membro do MPF pela primeira vez desde sua criação — todos os outros egressos do Ministério Público atuaram em órgãos estaduais.

Currículo

Marluce Caldas é natural de Ibateguara (AL) e formou-se em Direito pela Ufal. Ela ingressou no Ministério Público de Alagoas em 1986 e foi a primeira promotora de Justiça a atuar no Tribunal do Júri em Maceió.

A escolhida de Lula ainda ocupou os cargos de secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos e secretária do Emprego e Renda de Alagoas. Ela também tem experiência como professora universitária.


Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com