Justiça Eleitoral cassa diplomas do prefeito e vice de Maribondo

Redação / Ascom TRE-AL 12/09/2025

Ambos estão sendo acusados por abuso de poder econômico

Justiça Eleitoral cassa diplomas do prefeito e vice de Maribondo

O juiz eleitoral Vinícius Augusto de Souza Araújo, da 48ª Zona Eleitoral, julgou procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral movida pela coligação “Competência para Continuar” e cassou os diplomas de Bruno Zeferino do Carmo Teixeira e José Ubiratan Ferreira Nunes, eleitos prefeito e vice-prefeito do município de Maribondo nas eleições de 2024. Ambos também foram declarados inelegíveis por oito anos.

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Justiça Eleitoral cassa diplomas do prefeito e vice de Maribondo

De acordo com a sentença, os investigados realizaram eventos de grande porte na pré-campanha, como o bloco carnavalesco Marimbondo 40 Graus e o Show de Prêmios do Dia das Mães, com distribuição gratuita de camisetas, bebidas, eletrodomésticos e até uma motocicleta. Para o magistrado, tais condutas comprometeram a igualdade de condições entre os candidatos.

“O conjunto probatório evidencia gastos vultosos, a distribuição gratuita de bens e serviços e associação direta da imagem dos investigados a iniciativas de caráter eleitoral. Não se trata de simples festividades culturais, mas de práticas que desequilibraram o pleito”, afirmou o juiz na decisão.

Além da cassação e da inelegibilidade, a sentença determina que, após o julgamento de eventual recurso pelo TRE/AL, sejam adotadas as providências previstas no Código Eleitoral para a realização de novas eleições no município, caso não haja decisão em contrário das instâncias superiores.

Segundo o juiz eleitoral Vinícius Augusto, “a medida é necessária para resguardar a normalidade e a legitimidade das eleições, prevenindo a reincidência de práticas semelhantes e assegurando a higidez do processo democrático”.


Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com