Queda acontece antes da implementação do teto para as taxas da modalidade
O Banco Central divulgou na quinta-feira (4), que o juro médio total cobrado pelos bancos no rotativo do cartão de crédito caiu para 434,4% ao ano em novembro de 2023, o menor patamar desde março do mesmo ano, quando atingiu 433,3%.
Juros do rotativo do cartão de crédito atingem menor patamar desde março de 2023
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Essa queda ocorreu antes da implementação do teto para as taxas da modalidade. Já no caso do parcelado, o juro passou de 195,6% para 195,2% ao ano entre outubro e novembro. Considerando o juro total do cartão de crédito, que leva em conta operações do rotativo e do parcelado, a taxa passou de 97,8% para 91,2%.
O Congresso Nacional estabeleceu em lei que os juros do rotativo e do parcelado não poderiam ultrapassar 100% do valor principal da dívida, caso os bancos não chegassem a um acordo sobre o assunto, chancelado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Como não houve consenso, o teto para os juros e encargos da modalidade entrou em vigor no dia 3 de janeiro de 2024.
Além disso, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, propôs aos setores envolvidos um prazo máximo de 12 meses para o parcelado sem juros. Ele também mencionou a possibilidade de limitar a tarifa de intercâmbio no cartão de crédito, porém, essas ideias não avançaram e devem ser discutidas novamente no futuro.