Jovens de 16 a 18 anos devem tirar título de eleitor até 4 de maio

COMPARTILHE
Por: iG  Data: 29/03/2022 às 07:14
Fonte de Imagem: Ilustração

Se você completa 16 anos até o dia 2 de outubro, a hora de tirar o título de eleitor é agora. O prazo para emissão do documento para jovens até 18 anos, que ainda não são obrigados a votar, mas podem participar do processo eleitoral, termina no dia 4 de maio.

Neste ano, a baixa procura pelo documento – que já é a menor em toda a série histórica – chamou atenção do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que lançou uma campanha de incentivo. Segundo o órgão, apenas 10% dos jovens na faixa etária já estão com o título em mãos.

Emitir o título de eleitor é simples e todo o processo pode ser feito pela internet por meio do sistema Título Net, no Portal do tribunal Superior Eleitoral (TSE)

É necessário escolher a unidade de federação que o futuro eleitor reside. No passo seguinte, são informados todos os documentos exigidos para a emissão do título: foto segurando o documento; carteira de identidade ou profissional; comprovante de residência atualizado; e certificado de quitação de serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos que ainda não tenham título eleitoral).

No passo seguinte, o jovem precisa escolher a opção “não tenho”, e prosseguir com o atendimento informando os dados obrigatórios como nome completo, data de nascimento e nome do pai e da mãe (se houver no registro de nascimento).

A Justiça Eleitoral irá analisar o cadastro, e é possível acompanhar o andamento da solicitação pela mesma ferramenta . Depois de pronto, será possível acessar o documento pelo aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral.