Médico retirou o DIU, mas Karine já apresentava um quadro avançado de infecção generalizada
Uma jovem de 22 anos, identificada como Karine, residente em Junqueiro, interior de Alagoas, faleceu nesta semana após complicações decorrentes da colocação de um Dispositivo Intra Uterino (DIU) em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) daquela cidade.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Jovem de 22 anos morre após colocar DIU em UBS de Junqueiro interior de Alagoas
A mãe da vítima, Maria das Graças, está exigindo explicações e responsabilização por parte das autoridades de saúde local.
De acordo com Maria das Graças, sua filha começou a sentir dores imediatamente após a inserção do DIU, no último dia 21 de maio.
Nos dias seguintes, a jovem buscou atendimento na UBS de Junqueiro, onde foi medicada com injeções, mas suas condições não melhoraram.
Jovem de 22 anos morre após colocar DIU em UBS de Junqueiro interior de Alagoas
No terceiro, ao voltar a mesma unidade de saúde e depois de ser internada, Karine foi transferida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, posteriormente, para o Hospital Regional de Arapiraca.
Em Arapiraca, a jovem foi submetida a uma cirurgia de emergência, onde se constatou que ela tinha um edema com secreção e pus na região abdominal. O médico retirou o DIU, mas Karine já apresentava um quadro avançado de infecção generalizada e acabou falecendo.
A mãe relatou o sofrimento da filha e expressou sua indignação com a negligência no atendimento, “se tivessem a levado dois dias antes, o médico disse que ela poderia estar salva hoje… o médico falou que foi infecção generalizada, que pode ter ocorrido quando foi colocado esse DIU”, falou a mãe em entrevista a TV.
A Secretaria de Saúde do município de Junqueiro afirmou que todo o procedimento de inserção do DIU foi realizado por uma enfermeira capacitada e seguiu todos os protocolos recomendados.