Jeane e eu nos conhecemos através das redes sociais. Ela viu uma matéria sobre o @escrevenordeste no site do Alagoasweb e entrou em contato. Fiquei muito feliz em passar uma semana em contato com ela, conhecendo seu trabalho e sua luta no contexto da literatura.
Jeane Tertuliano é um orgulho para Alagoas. Nascida na cidade de Campo Alegre, interior do estado, cursa Letras pela Universidade Estadual de Alagoas. É uma mulher firme e guerreira, que tem o feminismo como uma de suas pautas. Escreve poesia e prosa.
A autora é membro associada a União Brasileira de Escritores (UBE), membro fundadora da Academia de Artes e Letras da Baixada Fluminense e Brasil (AALIBB), membro vitalícia da Academia Independente de Letras (AIL) e comendadora das artes literárias no Brasil pela Ordem Scriptorium. Autora do livro (In)sanidade Lírica, prefaciadora, coautora de diversas antologias pelas editoras Illuminare, Rouxinol, Cartola, Versejar, etc., é também organizadora dos projetos antológicos “Sororidade em plena calamidade” e “Desabrochar”. É amante das artes e, tratando-se de literatura, tem como inspiração Hilda Hilst, Clarice Lispector e Edgar Allan Poe.
Já acumula vários prêmios por seus textos, que merecem ser destacados:
No ano de 2019, seu poema intitulado Quimera foi destaque no 31º Concurso Internacional de Poesias, Contos e Crônicas.
Em 2020, foi selecionada no Prêmio Internacional Mulheres das Letras, no 4º Concurso de Poesias – Prêmio Cecília Meireles e no Prêmio Alma de Poeta, certame organizado pela Editora Litere-se.
Jeane é uma mulher que nos marca com seus escritos. Você pode acompanhar o trabalho de Jeane nas redes sociais e no site Recanto das Letras. Confesso para vocês que conhecer a autora Jeane, neste ano, foi um dos maiores presentes para mim. Ter uma jovem como ela, nordestina, alagoana no mundo das letras é um prazer imenso.