Instagram dificulta exibição de stories com novo botão “Mostrar tudo”

COMPARTILHE
Por: Canal Tech  Data: 18/05/2022 às 13:37
Fonte de Imagem: Reprodução

O Instagram parece ter iniciado um teste com um recurso para esconder alguns stories de quem publica muita coisa. O botão “Mostrar tudo” seria uma forma de encurtar a quantidade de histórias compartilhadas na plataforma e mostradas de maneira automática.

De ontem para hoje, vários usuários foram ao Twitter para reclamar dessa mudança feita pelo Instagram de forma repentina. O principal argumento era que isso faria cair drasticamente o engajamento de muitos perfis e poderia desincentivar o uso da ferramenta — e do próprio Insta.

Pelo que parece, o recurso exibirá apenas os três primeiros vídeos/fotos e depois esconderá o restante para que apenas os interessados visualizem. Além de prejudicar os produtores de conteúdo, a medida também atrapalha a fluidez de visualização, porque será preciso parar o que se esta fazendo para pressionar no pequeno botão, posicionado no canto superior esquerdo.

Não está claro se os stories selecionados são necessariamente os três primeiros do dia ou se seria algo espaçado (três por atualização). De qualquer forma, é algo que preocupa bastante quem tem na rede social a sua fonte de renda.

Stories com visibilidade limitada
Os prints de tela até o momento mostram o recurso em vários idiomas, portanto não é algo restrito a apenas um país. Por outro lado, há pessoas que dizem ainda não ter recebido a atualização, o que dá a entender ser um teste restrito.

Não há nenhuma menção a essa novidade nos perfis oficiais do Instagram nem na página do chefe da rede, Adam Mosseri. A mudança surpreende porque pode ter um efeito negativo à proposta da plataforma de incentivar a produção de vídeos. Também não está claro qual o objetivo de uma alteração tão drástica feita desta maneira, sem um aviso prévio.

Instagram se posicionou
Canaltech entrou em contato com o Instagram para entender o que ocorreu. Segundo a plataforma, trata-se de algo experimental. “Este recurso está em fase inicial de desenvolvimento e sendo testado com uma pequena porcentagem de pessoas na plataforma. No momento, não temos planos de lançamento para compartilhar, mas avisaremos sobre qualquer atualização”, explicou um porta-voz da Meta.

Aparentemente, os afetados pela mudança não gostaram nem um pouco da troca abrupta. Resta saber se a rede social vai retroceder nesse formato ou se decidirá implantá-lo em definitivo, o que pode afetar a produção de conteúdo para o formato.