Instagram começa a afastar adolescentes de conteúdos que eles visualizam com frequência

COMPARTILHE
Por: Olhar Digital/The Verge  Data: 14/06/2022 às 16:54
Fonte de Imagem: Reprodução

No ano passado, o Instagram anunciou uma iniciativa voltada a afastar os usuários adolescentes de possíveis conteúdos prejudiciais. O recurso deve entrar em vigor a partir de agora em países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido.  

Quando os adolescentes passarem muito tempo na página Explorar visualizando um tipo de conteúdo com tema específico, o Instagram emitirá um aviso por notificação para que eles procurem outros tipos de publicações.

De acordo com a rede social, o recurso “foi projetado para incentivar os adolescentes a descobrir algo novo e exclui certos tópicos que podem estar associados à comparação de aparência”.

A notificação para mudar o foco, virá acompanhada de algumas publicações para que os adolescentes escolham outros tipos de conteúdo. Ao escolher qualquer um dos posts, os usuários serão levados a uma nova lista de publicações com um conteúdo não relacionado ao que ele estava vendo anteriormente.  

O Instagram utilizou um estudo externo que apontou que este tipo de aconselhamento melhorou a experiência de mídia social para cerca de 58,2% dos entrevistados, tornando-os mais conscientes com o tempo que passam na rede social.  

“Queremos garantir que as pessoas se sintam bem com o tempo que passam no Instagram… Esta é uma maneira de encorajar isso suavemente”, disse o chefe do Instagram, Adam Mosseri, em entrevista ao CBS Mornings.  

Novo recurso de sugestão de posts do Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

“Não importa em qual tópico você esteja se aprofundando, se você estiver se aprofundando particularmente, informamos e sugerimos alguns outros tópicos”, continuou. 

De acordo com a porta-voz do Instagram, Liza Crenshaw, a notificação deve aparecer depois que os usuários passem muito tempo em qualquer tipo de conteúdo. “Mas o que incluímos nas recomendações sobre o que mudar exclui o conteúdo que pode estar associado à comparação de aparência.” 

Além disso, a rede social também está trabalhando em um recurso para que os adolescentes façam uma pausa no uso do aplicativo, caso passem tempo demais on-line.