Também termina nesta sexta o prazo para microempreendedores individuais (MEIs) apresentarem a Declaração Anual do Simples Nacional
O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física referente aos ganhos de 2023 se encerra nesta sexta-feira (31). Até quinta-feira (30), dos 43 milhões de cidadãos que deveriam declarar seus rendimentos, 5,8 milhões ainda tinham enviado seus dados, segundo a Receita Federal.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Imposto de Renda: Prazo para entregar declaração vai até esta sexta-feira
Também termina nesta sexta o prazo para microempreendedores individuais (MEIs) apresentarem a Declaração Anual do Simples Nacional. No entanto, os MEIs do Rio Grande do Sul terão mais tempo, por conta da tragédia trazida pelas enchentes no estado.
Declaração do Imposto de Renda: Antes incompleta do que atrasada
Para quem ainda não tem todos os documentos e comprovantes, recomenda-se entregar a declaração do Imposto de Renda incompleta no prazo e depois retificá-la. Isso porque há multa (mínima de R$ 165,74) para atraso no envio, podendo chegar a 20% de todo o imposto devido.
No entanto, existe uma ressalva importante: a declaração retificadora não permite mudar o modelo – completa ou simplificada – da original.
A página da Receita Federal no site do governo traz um guia de como declarar o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). A página também traz links para gerar a declaração de maneira online, por um programa de computador ou aplicativo para celular e tablet. A Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações em 2024.