Parceria entre Ifal e Secretaria do Município leva tecnologia, robótica e gamificação aos estudantes locais
A unidade de São Miguel dos Campos, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), realizou a aula inaugural do segundo semestre do projeto Espaço 4.0, na última sexta-feira (15), no auditório do campus. Nesta edição, o projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal da Infância, Juventude e Promoção da Paz (SEIJPAZ).
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Ifal São Miguel dos Campos realiza aula inaugural do segundo semestre dos Espaços 4.0
A cerimônia de abertura teve a apresentação da coordenação dos monitores e instrutores no auditório. Eles mostraram os resultados alcançados pelo projeto, que já formou mais de 300 estudantes da comunidade local.
Em seguida, os instrutores Lamon Florentino e Gabriele Vitória, ambos ex-alunos do campus e antigos monitores, deram seus depoimentos para os estudantes presentes. O evento contou com a participação das escolas locais: Escola Estadual Ana Lins, Escola Estadual Integral Edileusa, Colégio A Caminho da Vida, Escola Municipal Iramilton Leite e a Escola Municipal Ana Neri.
Após a abertura, a programação seguiu com apresentações artísticas e culturais. Em seguida, os estudantes foram divididos em grupos e levados para conhecer os laboratórios, onde os monitores promoveram um momento de integração.
“Eles tiveram a oportunidade de conhecer e operar drones, interagir com projetos de robótica e participar de uma gamificação. Todos eles, a depender do resultado, ganhavam um brinde, que era um chaveirinho produzido pelos monitores do laboratório”, relatou a coordenadora dos Espaços 4.0 do campus, Flavia Bartira.
Parceria com o SEIJPAZ
As novas turmas são formadas por jovens da comunidade local, selecionados pela SEIJPAZ por meio de uma busca ativa, fruto da parceria entre o órgão e a instituição.
“A busca ativa foi feita pela SEIJPAZ, que realizou visitas nas escolas locais e se reuniu inicialmente com os representantes dos grêmios de cada uma delas. Nessa reunião, foram apresentados os cursos e os estudantes interessados formaram as turmas”, explicou Bartira.
Neste semestre, o projeto oferece os cursos abaixo:
- Descomplicando a Inteligência Artificial: IA Generativa e Suas Aplicações
- Game Lab: Criando Jogos Digitais e Experiências Gamificadas
- Hackeando a Produção: Criando com Impressoras 3D e Corte a Laser
- FlyMaker: Entendendo e Pilotando Drones Inteligentes
Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com