Idoso de Boca da Mata tem vida salva no Hospital do Coração Alagoano

Redação / Ascom Hospital da Criança de AL 07/01/2026

Claudionor Macena realizou três pontes de safena na unidade e está se recuperando bem

Idoso de Boca da Mata tem vida salva no Hospital do Coração Alagoano
Idoso de Boca da Mata tem vida salva no Hospital do Coração Alagoano (imagem: Ascom Hospital do Coração Alagoano)

Ano novo, coração renovado. O aposentado Claudionor Macena teve sua vida salva no Hospital do Coração Alagoano, localizado na Cidade Universitária, em Maceió. O paciente de 65 anos passou por uma cirurgia de revascularização do miocárdio e está se recuperando na unidade.

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Idoso de Boca da Mata tem vida salva no Hospital do Coração Alagoano

Ao sentir fortes dores no peito e muito cansaço, Claudionor procurou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) mais próxima e foi encaminhado para o hospital referência em cardiologia. “Eu descobri que estava com outros problemas: água no pulmão, anemia baixa e rim parcialmente paralisado. Aqui no Hospital do Coração, tudo isso foi controlado e daí realizei a cirurgia de ponte safena”, explica o paciente.

Ponte de safena, ou cirurgia de revascularização miocárdica, é um procedimento para tratar artérias coronárias bloqueadas, usando um enxerto (geralmente da veia safena da perna ou artérias do peito) para criar um novo caminho para o sangue chegar ao coração.

De acordo com o cirurgião cardiovascular, Jesus Saurith, esse procedimento é realizado para prevenir infartos e melhorar a qualidade de vida do paciente. “O seu Claudionor chegou com um quadro de infarto agudo do miocárdio secundário da doença arterial coronariana, que é a doença que mais mata no mundo”, afirma o responsável pela cirurgia.

Após realizar a revascularização, Claudionor Macena segue em recuperação na unidade, recebendo a atenção e os cuidados necessários. “Eu ganhei um coração. Ano novo, coração novo. Os funcionários são tudo nota 10! Só tenho a agradecer a todos”, acrescenta o aposentado de Boca da Mata.


Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com