Ícone do site AlagoasWeb

IBGE passa a divulgar Índice de Atividades Turísticas (IATUR) para Alagoas

Dados permitem o acompanhamento da evolução do turismo no estado; entre junho e julho de 2024, AL apresentou o melhor desempenho turístico no Nordeste

IBGE passa a divulgar Índice de Atividades Turísticas (IATUR) para Alagoas (imagens: Marco Ankosqui/MTur Destinos/Flickr)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizou, pela primeira vez, os dados do Índice de Atividades Turísticas (IATUR), que trazem informações sobre o desempenho do setor em Alagoas. Além dos números mais recentes, de julho de 2024, também foram disponibilizadas as séries retroativas até janeiro de 2011.

Publicidade
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

IBGE passa a divulgar Índice de Atividades Turísticas (IATUR) para Alagoas

Na variação entre o mês de julho e o mês imediatamente anterior, com ajuste sazonal, Alagoas foi o estado nordestino com melhor desempenho no setor turístico (+7,6%) e ocupou a terceira posição no país. Já na comparação entre julho de 2023 e julho de 2024 – ou seja, entre o mês e o mesmo mês do ano anterior – o crescimento foi de 7,5%.

Até agora, o acumulado no ano de 2024 reflete um crescimento de 3,2% no setor turístico alagoano, em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado dos últimos doze meses, Alagoas registrou crescimento de 5,1% no turismo.

Como funciona o Índice de Atividades Turísticas (IATUR)
O índice é calculado a partir da agregação de 22 das 166 atividades investigadas pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que têm relação com o turismo. Essas atividades são distribuídas em três grandes categorias: “serviços prestados às famílias” (hotéis, alimentação, lazer, etc); “serviços profissionais, administrativos e complementares” (agências de viagens, operadores turísticos, locação de automóveis, dentre outros); e “transportes, serviços auxiliares aos transportes, e correio” (que inclui os transportes rodoviários, trens, navegação, aquaviários e aéreos).

Alagoas passou a fazer parte do IATUR a partir da revisão dos critérios de ingresso no índice, que agora considera as Unidades da Federação (UFs) que ultrapassaram, em participação, percentual igual ou superior a 1% do total das receitas nominais relativas às atividades turísticas da PMS.

Na região Nordeste, o IATUR é medido em no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Bahia.

IBGE passa a divulgar Índice de Atividades Turísticas (IATUR) para Alagoas

Sobre a pesquisa
A divulgação faz parte da ampliação da abrangência geográfica do IATUR, que também passa a contemplar os estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso e Rio Grande do Norte. Em todo o país, 17 Unidades da Federação (UFs) têm esse índice mapeado.

Os dados do IATUR são vinculados à Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) e estão disponíveis publicamente no SIDRA – Sistema IBGE de Recuperação Automática (https://sidra.ibge.gov.br/tabela/8694).

IBGE passa a divulgar Índice de Atividades Turísticas (IATUR) para Alagoas

Sair da versão mobile