AlagoasWeb

Horário de verão pode voltar no Brasil antes do que você imagina

CMSE recomendou ao governo que determinasse o retorno do horário de verão ainda em 2024

Horário de verão pode voltar no Brasil antes do que você imagina
Horário de verão pode voltar no Brasil antes do que você imagina (imagem: Freepik)

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) recomendou ao governo que determinasse o retorno do horário de verão ainda em 2024. A proposta será discutida com outros setores e pode entrar em vigor após o segundo turno das eleições municipais.

Publicidade
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Horário de verão pode voltar no Brasil antes do que você imagina

Foi recomendado pelo ONS [Operador Nacional do Sistema Elétrico] e aprovado pelo CMSE um indicativo de que é prudente, que é viável e que seria um instrumento apontado como importante a volta [do horário de verão].Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em coletiva de imprensa na quinta-feira (19)

O ministro também disse que a decisão final cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). E essa decisão deve ser tomada em até dez dias (contando a partir de quinta).

Volta do horário de verão fica mais perto de acontecer
O objetivo de determinar o retorno do horário de verão seria deslocar o pico de consumo para um horário com mais geração solar, o que reduziria a necessidade de acionar usinas termelétricas – que são mais caras e poluentes.

Retorno do horário de verão no Brasil reduziria a necessidade de acionar usinas termelétricas (Imagem: Agência Brasil)

Segundo o ministro de Minas e Energia, a volta do horário de verão poderia economizar R$ 400 milhões ao diminuir a necessidade de acionamento de termelétricas. Mas Silveira disse que ainda não está convencido da necessidade do horário de verão.

“Como assim?”, você pode ter pensado. Para o ministro, há “tranquilidade de que não faltará energia”. Por isso, Silveira pretende analisar outras medidas antes. Entre elas, está o adiantamento de linhas de transmissão e mudanças na operação da usina de Belo Monte, segundo o G1.

Vale lembrar: o horário de verão foi extinto em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Na época, alegou-se que a economia de energia promovida pelo horário de verão era baixa. O famigerado “não vale o incômodo”.

Horário de verão pode voltar no Brasil antes do que você imagina

Sair da versão mobile