HGE é o mais preparado para atender vítimas de acidentes de trânsito e traumas em Alagoas

Profissionais qualificados fazem a diferença na assistência ao usuário

COMPARTILHE
Por: Ascom HGE/Neide Brandão  Data: 01/03/2020 às 10:46
Fonte de Imagem: Carla Cleto
Profissionais qualificados fazem a diferença na assistência ao usuário

O estudante L. A., 17 anos, foi uma das vítimas do trânsito atendidas no Hospital Geral do Estado (HGE), localizado no Trapiche da Barra, em Maceió, no período do Carnaval. Ele estava entre familiares e amigos, em Paripueira, quando, ao sair na garupa de uma moto, envolveu-se em um acidente e quebrou o tornozelo. Como ele, outras 85 pessoas foram atendidadas, no mesmo período, no hospital que é referência em Alagoas para esse tipo de assistência.

“A dor foi terrível! Vim direto para o HGE, onde fizeram um RX e comprovaram a necessidade da mobilização. O atendimento foi preciso e ágil”, contou o estudante.

“Os acidentes de trânsito são as principais causas de vítimas de traumas com múltiplas fraturas, que requerem um atendimento de emergência e procedimentos cirúrgicos específicos”, explicou o gerente da unidade hospital, Paulo Teixeira. Segundo ele, o HGE tem a melhor e mais preparada equipe de profissionais para esse tipo de atendimento.

São pelo menos três cirurgiões gerais na área Vermelha, responsável pelo primeiro atendimento das vítimas de trauma. A área conta ainda com a atuação de traumatologistas, cirurgiões vasculares, neurocirurgiões, cirurgião de tórax, bucomaxilofaciais, cirurgiões plásticos, ortopedistas; além de a equipe de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e outros.

“O HGE é, sem dúvida alguma, a unidade hospitalar mais bem equipada para o atendimento do trauma em Alagoas. Considerado o principal hospital de atendimento de urgência e emergência para esses casos, com uma longa experiência e tradição no atendimento. Temos a equipe mais qualificada, com uma gama de especialidades de plantão. Totalmente SUS e sem restrição na entrada, porta aberta para quem chega. Isso faz do HGE o hospital referência na região para esse tipo de assistência”, referendou Paulo Teixeira.

Assistência precisa – O movimento no maior hospital de Alagoas durante o Carnaval foi tranquilo. Dados da unidade hospitalar mostram que 1.453 pessoas procuraram o hospital. Em 2019, no mesmo período, o HGE realizou 1.859 atendimentos.

Paulo Teixeira esteve presente à unidade hospitalar na quarta-feira de cinzas e mencionou que, apesar de a redução geral, a maioria dos atendimentos ainda se refere a casos clínicos com 1.033 assistências.

“As pessoas continuam procurando o hospital para atendimentos de menor gravidade. Muitos dos que chegaram não resultaram em internação por serem de menor gravidade e que pedem acompanhamento da atenção primária”, explicou o gerente, reforçando o perfil de urgência e emergência do HGE na rede estadual de Saúde.