Neste fim de semana, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, realizou 242 novos atendimentos. Do total, 130 foram a pacientes com casos clínicos, 92 a usuários que sofreram acidentes, 14 a pessoas feridas por agressões e seis a lesionados por queimaduras.
Entre os pacientes assistidos está um homem, não identificado, encontrado desacordado em uma rodovia. Ele sofreu ferimentos após sofrer um atropelamento no município de Joaquim Gomes, localizado na Zona da Mata alagoana. O indivíduo aparenta ter idade entre 30 e 40 anos e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no sábado (18).
Ele tem cor de pele morena, cabelos escuros e curtos, cerca de 1,70m de altura e tatuagens nos ombros, bíceps e tórax. Está em atendimento na Área Vermelha e os familiares, ou amigos, podem conceder informações ao Serviço Social presencialmente ou por meio do telefone (82) 3315-3285.
Nestes dois últimos dias, o HGE assistiu 49 pessoas que sofreram acidentes casuais, 41 que se lesionaram em acidentes de trânsito, sendo 17 por quedas de moto, outras 17 por colisões, cinco por quedas de bicicleta, dois que foram atropelados e dois que se feriram em acidentes de trabalho. Também foram notificados atendimentos a 14 feridos por agressões (oito corporais, cinco por arma branca e uma por arma de fogo) e seis por queimaduras. Todos foram assistidos e encaminhados para o devido tratamento.
“Ao mesmo tempo concedemos 125 altas médicas, efetuamos 71 internamentos, viabilizamos 26 transferências e realizamos 22 cirurgias. Continuamos com o nosso atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana, de portas abertas para a assistência de Média e Alta Complexidade, que é a nossa essência, o nosso perfil, a nossa missão”, pontuou o gerente do HGE, Fernando Melro.
Hospital de Emergência do Agreste
Durante o último fim de semana, os profissionais de plantão no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, atenderam 346 pessoas. Deste total, 76 pacientes foram acometidos por acidentes de trânsito, sendo que 51 sofreram acidentes envolvendo motocicletas.
O HEA assistiu, ainda, 41 pessoas com corpo estranho no ouvido, ou olho, ou nariz ou ainda garganta. Também foram acolhidas sete pessoas que sofreram agressões corporal ou por arma branca e de fogo.
Dez pessoas deram entrada na unidade hospitalar por causa de picada de escorpião e três por mordida de cachorro. Foram atendidas, ainda, 14 pessoas feridas em decorrência de queda de altura.
No final de semana, as equipes de plantão realizaram 11 procedimentos cirúrgicos.