O domingo (15) iniciou, para L.S.N., 35 anos, e seus familiares, com o susto de um acidente de trânsito. Ele trafegava de moto, quando foi atingindo por um carro, poucas ruas após sair de casa. E não foi o único, das 59 vítimas de acidentes de trânsito atendidas na maior unidade de urgência e emergência de Alagoas, 26 ficaram feridas em acidentes com motocicletas. A unidade também assistiu 25 vítimas de colisões, quatro de atropelamentos, três de capotamentos e uma que se feriu em um acidente envolvendo bicicleta.
“No caso do paciente citado, o acidente causou apenas ferimentos leves. Mas, em geral, os acidentes de trânsito, principalmente os relacionados a motos, envolvem traumas que trazem muitas sequelas e, muitas vezes, a perda da vida. É preciso dirigir por vc e pelos outros”, alertou o médico Paulo Teixeira, gerente do HGE, referindo-se a atenção requerida no trânsito.
O Hospital Geral totalizou 982 atendimentos, incluindo os 126 da Central de Triagem para Covid-19. Dos acolhimentos, 738 foram casos clínicos, 220 acidentes, sendo 161 casuais, nove de trabalho e os 59 de trânsito. Também foram assistidas 18 vítimas de agressões, quatro de queimaduras e duas que atentaram contra a própria vida. O hospital garantiu 594 altas, 197 internações, 97 transferências e 71 cirurgias.
Na Central de Triagem para Covid-19, dos 126 atendidos, 26 se submeteram ao teste do novo coronavírus e seis apresentaram o resultado positivo. Na Ala Covid-19, o hospital encontra-se com 80% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados, 100% dos leitos Intermediários preenchidos e não há nenhum interno nos leitos Clínicos.