Ícone do site AlagoasWeb

HGE atende 117 feridos em acidentes no de fim de semana de prévias carnavalescas

Cortesia internauta

A aproximação do Carnaval tem feito muitas pessoas irem para as vias públicas curtir as prévias carnavalescas. O que é motivo de alegria, pode se tornar um sério problema na vida para quem não respeita normas e limites. É a desatenção, a falta de prevenção e de cuidados os principais causadores de acidente, condição que se agrava quando há o consumo de bebidas alcóolicas e de entorpecentes. 

No último fim de semana, o Hospital Geral do Estado (HGE), principal unidade de Urgência e Emergência de Média e Alta Complexidade de Alagoas, que atende pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), registrou 299 pessoas atendimentos, sendo 163 com casos clínicos, 117 que sofreram acidentes, 16 que foram agredidas, duas que se lesionaram por queimadura e uma que atentou contra a própria vida.

Publicidade

“Situação que nos põe em alerta, pois teremos mais folia nas ruas de sexta-feira a domingo, o que pode ser um fator para a alta no número de casos de acidente de trânsito, caso as pessoas com intenção de consumir bebida alcóolica não deixem os seus carros em casa, não usem corretamente os equipamentos de segurança e continuam não seguindo as leis de trânsito”, alertou o diretor médico do HGE, o ortopedista Rodrigo de Melo.

As consequências de um acidente são grandes. Para o hospital, mais pessoas precisarão de atendimentos, o que vai exigir a oferta de mais exames, mais leitos, mais medicações e mais insumos. No entanto, é quem sofre o acidente que inicia um período longo de desconforto que se estende aos seus entes, interfere no trabalho, na situação econômica da família e no alcance de objetivos, metas e sonhos. 

“Os riscos de prejuízos físicos e psicológicos são muito amplos. Quem já sofreu um acidente que precisou de internamento e cirurgias sabe bem o que estamos falando. Além disso, existe a possibilidade de sequelas e da fatalidade, dores que se tornam permanentes, inclusive na vida daqueles que precisarão conviver com o luto”, pontuou o ortopedista.

Contudo, a melhor recomendação dos especialistas para quem vai curtir as folias nas ruas é ser responsável com a sua vida e com as demais. O HGE permanece 24 horas de portas abertas para assistir o cidadão que necessitar dos cuidados, entretanto o melhor é que todos adotem hábitos que possam fortalecer a saúde e, assim, viver momentos mais felizes com a família e amigos. 

“Mesmo com centenas de pessoas que procuraram por atendimento médico neste fim de semana, as nossas equipes plantonistas recuperaram a saúde de 162 pessoas, concedendo alta médica. Isso comprova a nossa qualidade e eficiência na prestação de assistência a quem precisa. Também viabilizamos 91 internações, 48 transferências e 42 procedimentos cirúrgicos”, acrescentou o diretor médico do HGE.

HE do Agreste acolhe mais de 350 pessoas no fim de semana
Os profissionais do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, acolheram 356 pessoas durante os plantões de sábado (4) e domingo (5). 

Deste total, 88 pessoas deram entrada por acidente de trânsito, sendo que 54 se feriram em acidentes envolvendo motocicletas.

Ainda deram entrada 25 pessoas por corpo estranho no ouvido, ou olho, ou narina ou ainda na garganta. Foram atendidas, ainda, 12 pacientes que sofreram agressões, seja por arma branca, agressão corporal ou agressão por arma de fogo.

Nove pessoas foram acolhidas por causa de picada de escorpião e sete por mordida de cachorro. Também foram atendidas 16 pessoas por queda de altura.

As equipes de plantão realizaram oito procedimentos cirúrgicos.

Sair da versão mobile