Hemoal Maceió promove Campanha Torcedor Sangue Bom

COMPARTILHE !!
Por: Ascom Sesau  Data: 14/12/2022 às 06:26
Imagem: Reprodução

A Unidade Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, a partir desta quarta-feira (14), a Campanha Torcedor Sangue Bom, que irá sortear duas camisas oficiais do CSA e CRB, sendo uma de cada time. Para participar da promoção, que ocorre até às 14h do dia 23 deste mês, basta comparecer aos postos de coleta do Trapiche, Farol e Via Expressa e realizar a doação de sangue.

Após praticar o gesto voluntário, o doador receberá um formulário, que deverá ser preenchido com o nome completo, número do telefone e escolher a opção CSA ou CRB. Em seguida, basta depositá-lo em uma urna e, às 16h30 do dia 23 deste mês, haverá o sorteio das duas camisas oficiais, cujo resultado será divulgado no site www.saude.al.gov.br e no instagram @hemoalagoas .

Conforme a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes, a iniciativa visa estimular a doação de sangue entre os torcedores dos dois maiores times de futebol de Alagoas. E paralelamente, representa uma estratégia para manter estabilizado o estoque de hemocomponentes, possibilitando atender os hospitais e maternidades durante as festas de fim de ano.

“Mesmo sem a conquista do hexa pela Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Catar, estamos às vésperas do início do Campeonato Alagoano de Futebol 2023, que terá início em janeiro. Então, os torcedores do Azulão e do Galo têm a oportunidade de conquistar uma camisa oficial do time do coração, além de mostrar que são sangue bom e podem salvar vidas”, ressaltou Verônica Guedes.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Mirada, a Campanha Torcedor Sangue Bom é um gol de placa da Gerência do Hemoal, que atua preventivamente para assegurar que não falte sangue durante o Natal e Réveillon. “O Hemoal é uma unidade que atua preventivamente e, o estímulo à doação de sangue, deve ocorrer por meio de iniciativas criativas, sempre com foco na mobilização da sociedade. Por isso, estimular os torcedores do CSA e do CRB a doar sangue representa uma estratégia acertada, uma vez que os dois times possuem as maiores torcidas alagoanas”, pontuou.

Unidades e Critérios
Para doar sangue no Hemoal Maceió, basta comparecer a uma das três unidades. A Unidade Trapiche, situada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), e a Unidade Via Expressa, localizada ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), funcionam de segunda a sexta, das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h30 às 17h. Já a Unidade Farol, no Hospital Veredas, recebe doações às terças e quintas, das 7h às 17h.

O voluntário que deseja doar sangue deve ter boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e peso mínimo de 50 quilos. No caso dos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado do pai, da mãe ou de um responsável legal, munido do respectivo documento oficial e original com foto.

Todo doador deve estar portando um documento de identificação com foto e usando máscara. Quem deseje repetir o procedimento deve respeitar um intervalo mínimo de dois meses para os homens e de três se for mulher.

Quem contraiu hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas fica impedido de doar sangue, bem como mulheres grávidas ou que estejam amamentando. O doador que tiver colocado piercing, feito tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação só poderá doar após 12 meses.

Com relação ao candidato à doação que esteja infectado pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, que devem ser contados após a recuperação. Entretanto, se ele apenas teve contato com uma pessoa infectada e não apresentou sintomas da Covid-19, basta aguardar sete dias.

No caso dos que foram vacinados contra a Covid-19, é necessário aguardar um intervalo de dois dias se o imunizante usado foi o CoronaVac e de uma semana para as vacinas AstraZeneca, Pfizer e Janssen.