Ícone do site AlagoasWeb

Governo Lula suspende Operação Carro-Pipa e deixa mais de 130 mil alagoanos sem água

Falta de água impacta diretamente a vida das famílias, comprometendo a higiene pessoal e produção de alimentos

A falta de recursos federais provocou a paralisação da Operação Carro-Pipa, deixando 1,25 milhão de pessoas em situação crítica no Nordeste.

Publicidade
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Governo Lula suspende Operação Carro-Pipa e deixa mais de 130 mil alagoanos sem água

A medida, confirmada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) e pelo Exército, responsável pela execução do programa, afeta diretamente 31 municípios alagoanos, atingindo diretamente cerca milhares de pessoas, além de mais de uma centena de cidades em outros estados da região.

Em Alagoas, cerca de 134 mil pessoas que vivem em áreas rurais de municípios em situação de emergência ou de calamidade pública devido à seca estão sem acesso à água potável.

A paralisação da operação, que garante 20 litros de água por pessoa por dia, coloca em risco a saúde e a qualidade de vida dessas famílias.

“Interrompeu a distribuição de água no dia 25 de novembro em quase todo o semiárido, haja vista a falta de descentralização de recursos pelo governo federal”, informou, em nota, o Escritório Nacional da Operação Carro-Pipa do Comando Militar do Nordeste.

A falta de água impacta diretamente a vida das famílias, comprometendo a higiene pessoal, a produção de alimentos e até mesmo a sobrevivência de animais. A situação se agrava ainda mais em um contexto de pandemia, onde a higiene é fundamental para prevenir a disseminação de doenças. A Operação Carro-Pipa é um programa essencial para garantir o acesso à água em regiões do Nordeste que sofrem com a seca crônica.

Governo Lula suspende Operação Carro-Pipa e deixa mais de 130 mil alagoanos sem água

Sair da versão mobile