Acordo foi possĂvel apĂłs intermediação da AgĂȘncia de Cooperação Internacional do JapĂŁo (JICA)
Representantes da Secretaria de Estado da Segurança PĂșblica e da empresa japonesa Singular Perturbations Inc. assinam, nessa terça-feira (12), na sede da SSP, um termo de cooperação tĂ©cnica que vai possibilitar o uso de inteligĂȘncia artificial na redução da criminalidade em Alagoas.
Governo anuncia uso de inteligĂȘncia artificial para combater o crime em Alagoas
Receba as notĂcias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
O acordo foi possĂvel apĂłs intermediação da AgĂȘncia de Cooperação Internacional do JapĂŁo (JICA), que Ă© responsĂĄvel pela implementação da AssistĂȘncia Oficial para o Desenvolvimento (ODA) e apoia o crescimento e a estabilidade socioeconĂŽmica dos paĂses em desenvolvimento com o objetivo de contribuir para a construção da paz e o desenvolvimento da sociedade internacional.
A partir da assinatura do termo, a empresa vai ajudar a reforçar as açÔes de segurança pĂșblica diante dos Ăndices criminais com a apresentação de algoritmos atravĂ©s da IA. De acordo com o chefe de Articulação de PolĂticas de Prevenção, tenente-coronel Iran RĂȘgo, com o trabalho serĂĄ possĂvel fazer a predição criminal, prevendo inclusive o tipo, locais e horĂĄrios de onde o fato deve ocorrer.
âEssa previsĂŁo possibilitarĂĄ o emprego do efetivo policial com mais exatidĂŁo e, consequentemente, a garantia de mais tranquilidade para a população. JĂĄ utilizamos a mancha criminal, com base nos nĂșmeros apresentados pelo nosso NĂșcleo de EstatĂstica e AnĂĄlise Criminal (Neac), como um fator para a destinação das equipes e agora, com esse artifĂcio, conseguiremos ter mais assertividade no trabalhoâ, afirmou o oficial.
Ainda segundo o tenente-coronel Iran, este tipo de serviço jĂĄ vem sendo realizado no Brasil e tendo resultado positivo, principalmente no Nordeste. âA empresa aplica essa tecnologia e ao mesmo tempo testa os diversos ambientes, porque o que funciona Ă s vezes numa regiĂŁo pode ser que nĂŁo funcione em outra. Toda essa tecnologia vai ter custo zero para a secretaria, a contrapartida vai ser sĂł a divulgação dos dados que a empresa vai testar.
ApĂłs o treinamento que eles farĂŁo com nossas equipes, a gente vai conseguir ter uma dinĂąmica melhor da utilização dos nossos recursos humanos e materiais. Vai dar para, por exemplo, deslocar a viatura para determinado local, quando existe a previsĂŁo de se acontecer um crime, seja patrimonial, seja contra a vidaâ, finalizou ele.
Serviço:
- Assinatura de Termo de Cooperação entre SSP e Singular Perturbations Inc.
- Local: Sede da SSP, no Centro de MaceiĂł-AL
- Data e horĂĄrio: 12/03/2024, Ă s 9h