Ícone do site AlagoasWeb

Golpe no WhatsApp usa Valores a Receber do Banco Central para enganar pessoas

Oficina da Net

Cuidado com mensagens no WhatsApp sobre valores a receber acessando um link do Registrato, sistema criado para fornecer o extrato das informações de uma pessoa sobre dívidas (abertas ou líquidas), abertura de contas bancárias (ativas ou inativas) e remessas de dinheiro no exterior. O autor destas mensagens é um farsante tentando se passar pelo Banco Central do Brasil (BCB) de acordo com o site G1 que entrou em contato com o órgão de controle financeiro do Brasil.

Na mensagem compartilhada no WhatsApp com várias vítimas, é dito:

Publicidade

“Consulte agora se você tem algum valor a receber! Saque instantâneo via PIX, mais de 7 milhões de brasileiros já consultaram e sacaram. Consulte agora.”

Em seguida é fornecido um link que menciona a palavra “registrato” e termina com “E/?/Consultar”. No dia 24 de janeiro de 2022, o Registrato ganhou uma nova ferramenta, o SVR (Sistema Valores a Receber), que permite a consulta de valores que foram esquecidos em seu nome.

Captura de tela de mensagem compartilhada no WhatsApp.

Banco Central do Brasil (BCB) confirma que a mensagem do WhatsApp é fake (falsa)

A consulta no SVR (Sistema Valores a Receber) do Registrato só pode ser feita através do endereço “valoresareceber.bcb.gov.br“. No dia 27 de janeiro o Banco Central do Brasil (BCB) publicou em nota um alerta para que as pessoas não caiam nos golpes que mencionam o SRV ou Registrato. É dito:

“O BC não entra em contato com os cidadãos. (…) A solicitação de resgate no SVR será feita por meio de usuário e senha e os recursos serão transferidos diretamente das instituições financeiras para os cidadãos, que não devem fazer qualquer depósito prévio a qualquer pessoa ou instituição.”

O que fazer para não cair nos golpes do Registrato ou SVR (Sistema Valores a Receber)?

Para que você não caia nos golpes do Registrato ou SVR (Sistema Valores a Receber) no WhatsApp, se atente para os seguintes pontos:

Sair da versão mobile