O jogo de ida da final do Campeonato Alagoano 2023 teve o CRB em vantagem. Na partida disputada neste sábado no Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, o Galo da Pajuçara superou por 2 a 0 o ASA fora de casa tendo a bola parada como arma, com gols marcados por Fábio Alemão e Mike, um em cada tempo.
O resultado positivo faz o CRB largar à frente pelo bicampeonato estadual. Na volta, que será realizada no próximo sábado (8) às 16h, os regatianos precisam de qualquer empate para poder ficar com a taça, já o Fantasma necessita de vitória para levar à disputa por pênaltis e, assim, voltar a ser campeão, o que não acontece desde 2011.
Galo sai na frente
A partida começou bastante equilibrada, com alvirrubros e alvinegros se estudando e criando pouco no ataque. Sem conseguir levar perigo à meta adversária, tanto Galo como ASA tentaram atacar, procurando espaços para se infiltrar na marcação adversária. O CRB, mais paciente, foi quem teve a primeira boa chance, mas não aproveitou: Auremir se desvencilhou de Fidélis e deu uma pancada, porém isolando.
A partir daí, os alvirrubros começaram a caprichar mais na finalização e se aproximaram mais do gol. Mike recebeu na intermediária, tentou encobrir e Renan Rinaldi se esticou todo para tirar com a ponta dos dedos, dando um tapinha. Na cobrança, Juninho Valoura bateu aberto e encontrou a cabeça de Fábio Alemão dentro da área, que cabeceou livre e mandou ao fundo do barbante abrindo contagem.
Na reta final, o Fantasma tentou reequilibrar as ações e chegou perto de animar o confronto para alegria de seu torcedor. Everton Heleno passou para ele mesmo dentro da área e arrematou cruzado, parando em boa intervenção de Diogo Silva. No último grande lance, Anselmo Ramon fez boa jogada, entretanto a bola sobrou para Renato que, de frente para o goleiro adversário, perdeu a chance de ampliar a vantagem do CRB.
Regatianos confirmam triunfo
Os times voltaram sem substituições do intervalo, com o panorama ficando ainda mais aberto. Os alvinegros se aproximaram novamente do empate frente ao CRB, já que Lúcio Maranhão foi servido dentro da área e fuzilou de perna direita, esbarrando em boa defesa do arqueiro regatiano. Ainda que tivessem pressionando, os donos da casa viram os visitantes ampliarem após uma falta cobrada na intermediária por Juninho Valoura em direção à área. Mike apareceu entre vários marcadores e desviou de cabeça.
O segundo gol do CRB fez o ASA se atirar cada vez mais ao ataque e, ao mesmo tempo que pecou na criação, conseguiu levar perigo. Anderson Feijão soltou uma pancada de longe e chutou tirando tinta da trave direita, fazendo alguns torcedores no lado oposto da arquibancada comemorarem. Depois, foi a vez de Lázaro recebeu dentro da pequena área e se precipitou, batendo sem assustar.
Asa ainda assustou
Os arapiraquenses chegaram a assustar ainda por duas vezes antes da partida encerrar. Na primeira, Everton Heleno dominou e mandou dando susto ao receber de Didira. Depois, foi a vez de Vitinho rolar para o meio da área, Chuck apareceu batando fraco e Diogo Silva defendeu parcialmente; na sequência, o camisa 1 do CRB afastou com o pé. No fim, Gabriel Conceição agrediu o zagueiro Cristian Lucca e recebeu o vermelho direto, entretanto sem alterar o placar.