Ícone do site AlagoasWeb

Fórum de Campo Alegre é reinaugurado após reforma

Prédio passou por melhorias na estrutura e na acessibilidade; investimento foi de mais de R$ 1 milhão

Fórum de Campo Alegre é reinaugurado após reforma (imagens: Caio Loureiro)

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fernando Tourinho, entregou a reforma do Fórum de Campo Alegre, nesta segunda-feira (6). O prédio passou por melhorias tanto na parte interna quanto externa. O investimento foi de R$ 1.014.747,04.

Publicidade
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Fórum de Campo Alegre é reinaugurado após reforma

Essa foi a primeira obra entregue pelo TJAL em 2025. “Mudamos muita coisa. Tentamos deixar o fórum mais operacional para atender melhor a população de Campo Alegre”, disse Tourinho.

O fórum recebe o nome do empresário Olival Tenório Costa. Para o presidente do TJAL, “um homem visionário, humilde, que muito contribuiu com o estado”.

A reforma foi conduzida pela Diretoria de Infraestrutura de Obras e Serviços (Dinfra) do TJAL, com recursos do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário de Alagoas (Funjuris).

Fórum de Campo Alegre é reinaugurado após reforma

Presidente Tourinho reforçou importância das obras para os jurisdicionados

Melhorias
A reforma durou cerca de sete meses. A fachada foi recuperada e ganhou revestimento cerâmico.

O prédio passou por pintura geral e recebeu luminárias de LED, mais eficientes e econômicas.

A coberta foi toda recuperada para solucionar problemas de infiltração. O prédio ganhou ainda nova calçada e novo mobiliário.

“O fórum foi totalmente reformado e ampliado. Os espaços estão maiores, atendendo todas as demandas”, afirmou a arquiteta Carolina Mota, do Dinfra.

A questão da acessibilidade também foi levada em conta, segundo a arquiteta. “O prédio hoje se encontra totalmente acessível, com instalação de piso tátil, tanto na parte interna quanto externa. Os banheiros foram completamente adaptados”.

Outras mudanças envolveram rede elétrica, layout das salas e do Tribunal do Júri.

“A cela foi realocada e agora está anexada ao Tribunal do Júri, com acesso independente para as viaturas”, explicou Carolina.

Para o juiz Emanuel Barbosa, titular da comarca, o novo fórum vai contribuir com a prestação jurisdicional.

“A estrutura física é essencial para a prestação jurisdicional, para o servidor, o magistrado e para a população, que pode estar em um ambiente adequado e receber atendimento de uma maneira agradável”.

A prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira, parabenizou o TJAL pela iniciativa e disse que a reforma era bastante esperada.

“As acomodações já estavam pequenas, e entro aqui hoje com o coração transbordando de alegria por ver os servidores felizes, orgulhosos, e agora com um amplo local para atender a todas as demandas do Judiciário no nosso município”.

Fórum de Campo Alegre é reinaugurado após reforma

Homenagens
Isabel Tenório, filha de Olival Tenório Costa, agradeceu a homenagem feita ao pai. “Ele procurou engrandecer o município de Campo Alegre”, destacou.

O desembargador Orlando Manso dá nome ao salão do Tribunal do Júri. A esposa dele, juíza Maria Ester Manso, também agradeceu a homenagem.

“O reconhecimento, sem dúvida, é muito importante e especial, porque tem muito significado para a vida daquele magistrado, que, por seu esforço, deu ao Tribunal do Júri o status de atividade respeitada”.

Em seu discurso, o presidente do TJAL também enalteceu a trajetória de Orlando Manso no Judiciário. “Sua vida foi marcada pela dedicação ao serviço público e pelo compromisso com os valores da justiça”, afirmou Tourinho.

Participaram da solenidade os desembargadores Orlando Rocha Filho, Domingos Neto, Otávio Praxedes, Ivan Brito e Márcio Roberto; os juízes Nelson Tenório, Ricardo Lima e Alberto Jorge; as juízas aposentadas Francisca Arlinda de Oliveira e Maria Valéria Lins Calheiros; a secretária especial da Presidência do TJAL, Luciana Omena, além de servidores, advogados, representantes do Ministério Público, Defensoria, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Campo Alegre.

Sair da versão mobile