FEMCITECH: São Miguel dos Campos realiza a maior feira de ciências estudantil de Alagoas

COMPARTILHE !!
Por: Assessoria  Data: 15/12/2022 às 14:04
Imagem: Divulgação

Caracterizada como a maior feira de ciências e tecnologias de Alagoas pela quantidade de trabalhos inscritos, a FEMCITECH – Feira Municipal de Ciências e Tecnologias, foi realizada no município de São Miguel dos Campos e contou com mais de cinquenta trabalhos expostos durante dois dias de atividades, trazendo em seu bojo uma verdadeira variedade de temas, envolvendo escolas municipais, estaduais, particulares e instituto federal, com alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Técnico.

Com uma estrutura de grande porte, a FEMCITECH objetivou fomentar nos professores e estudantes o gosto pela pesquisa científica e isso gerou um alto nível de conhecimento para todos.

Idealizada pelos professores Charles Valença (ex-secretário de Educação) e Diogo Tiago (coordenador do Centro Educacional de Pesquisa, Robótica e Inovação), a Feira foi realizada em duas etapas: escolar e municipal, que além das exposições, conseguiu alcançar e propagar informações úteis e comprovadas para a comunidade em geral.

Todo o investimento foi realizado pela Prefeitura, através do prefeito George Clemente que acredita no poder transformador da educação e colocou “a educação tem o poder de transformar o mundo. Hoje, esses trabalhos estão sendo apresentados aqui na nossa cidade, mas amanhã essas pesquisas e projetos podem estar espalhados pelo mundo, auxiliando no combate a problemas sociais, de saúde ou outro”.

A feira foi planejada e executada por uma equipe da Secretaria de Educação municipal, capitaneada pelo Secretário Álvaro Leiva, que não mediu esforços para tudo se concretizasse. “Em breve, estaremos colhendo frutos da educação de São Miguel, com profissionais gabaritados oriundos das nossas escolas públicas. Viva a ciência e a tecnologia”, colocou Álvaro, emocionado, na cerimônia de abertura da FEMCITECH.

Na cerimônia de premiação, mais uma surpresa, além do recebimento de troféus, as equipes vencedoras ganharam medalhas (ouro, prata e bronze). Para os alunos campeões, a premiação foi um tablet para cada um; o professor orientador ganhou um notebook; e a escola, um cheque com valor para ser utilizado na compra de materiais pedagógicos para enriquecer ainda mais as práticas educacionais.