AlagoasWeb

Falta de sinal da Claro causa transtornos em Alagoas

Serviço foi restabelecido no fim da tarde desta quarta (21)

Usuários da operadora Claro em diversas regiões de Alagoas enfrentaram instabilidade e interrupções nos serviços de telefonia móvel, fixa e internet durante esta quarta-feira, dia 21.

Publicidade
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            alagoasweb site

Falta de sinal da Claro causa transtornos em Alagoas

O problema foi causado, segundo informações da empresa, pelo rompimento em cabos de fibras ópticas interestaduais, agravados pelas fortes chuvas que atingem o estado há cinco dias consecutivos.

Ainda segundo o setor técnico da Claro, os danos comprometeram as três rotas de backbone que a operadora utiliza para comunicação entre estados — duas terrestres e uma marítima.

A falha afetou tanto o serviço móvel quanto o fixo, deixando usuários sem acesso à internet, ligações e outros serviços essenciais.

Embora a operadora conte com mecanismos automáticos para redirecionar o tráfego por rotas alternativas, o processo de comutação pode levar até uma hora para se estabilizar totalmente. Equipes técnicas foram acionadas imediatamente e trabalharam ao longo do dia para normalizar a situação.

Em Nota, a Claro esclareceu a situação

“Estamos com rompimentos de fibra afetando CLARO FIXA e CLARO MÓVEL em Alagoas
Com as fortes chuvas por 5 dias consecutivos, provavelmente houve algum rompimento de fibras terrestres interestaduais afetando o estado de Alagoas por inteiro.

A CLARO possui 3 vias de backbone na comunicação interestadual (2 terrestres e 1 marítima), mas para a rede alterar o caminho (comutar) e escoar o tráfego demora entre 30 min e 1 hora.
Equipes técnicas cientes e já atuando.”

O sinal foi restabelecido no final da tarde desta quarta-feira (21), segundo informou a própria operadora. Ainda assim, usuários são orientados a reiniciar os aparelhos caso ainda percebam instabilidade.

Sair da versão mobile