Facebook tem sua conta no Twitter invadida

COMPARTILHE
Por: Array / Oficina da Net  Data: 08/02/2020 às 11:30
Fonte de Imagem: Reprodução

A conta do Twitter do Facebook foi temporariamente invadida ontem à noite por um grupo de hackers que, principalmente segundo boatos, podem ser adolescentes sauditas.

A equipe de hackers OurMine, que no mês passado seqüestrou as contas de 15 times de futebol americano da NFL, e anteriormente assumiu as contas do Mark Zuckerberg no Pinterest e no Twitter, parece ter momentaneamente assumido o controle do @Facebook e do @Messenger no Twitter, ambos verificados no Facebook como contas próprias.

Assim como nas contas da NFL, os hackers – cujos métodos são relativamente pouco sofisticados – parecem ter assumido o controle do @Facebook por meio do Khoros, uma plataforma de mídia social de terceiros popular entre as empresas de marketing digital e relações públicas. (O gerente de mídia social do Facebook normalmente parece usar o aplicativo da web do Twitter para controlar a conta.)

Os tweets que declararam a aquisição do OurMine desapareceram em alguns minutos. Mas o pessoal do Gizmodo capturou o tweet, veja.

Captura mostra a mensagem do grupo hacker que invadiu a conta do Facebook no Twitter
Captura mostra a mensagem do grupo hacker que invadiu a conta do Facebook no Twitter (fonte: gizmodo)

A OurMine é relativamente relevante, principalmente por ter anteriormente invadido as contas de várias organizações de notícias, como a CNN e o New York Times, além de vários CEOs do Vale do Silício, incluindo Sundar Pichai, do Google, e até Jack Dorsey, do próprio Twitter.

Habilitar a autenticação de dois fatores (Configurações > Conta > Segurança) e desabilitar o acesso de qualquer aplicativo de terceiros (Configurações> Conta > Aplicativos e sessões) no Twitter é uma maneira infalível de proteger sua conta deste grupo de hackers, afinal qualquer tipo de tentativa de acesso com a autenticação de dois fatores você sempre será avisado.