Ícone do site AlagoasWeb

Exercícios abdominais não diminuem a barriga

Você faz abdominais para tentar diminuir a barriga? Não dá certo, garante o professor José Carlos Farah, da USP (Universidade de São Paulo).

A ideia largamente difundida é que, fazendo exercícios abdominais, vamos perder a barriga ao queimar a gordura localizada nesta região. Infelizmente isso não é verdade.

Publicidade
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Exercícios abdominais não diminuem a barriga

Primeiro, a função da musculatura abdominal é de sustentação dos órgãos internos, mantendo-os nos seus lugares; segundo, uma função importantíssima dessa musculatura é de se contrapor à musculatura lombar, o que ajuda na manutenção da postura e no alinhamento da coluna vertebral. São músculos antagonistas que equilibram as forças, mantendo a saúde da coluna vertebral e prevenindo hérnia de disco, lombalgia, entre outras algias da coluna vertebral lombar.

Em relação à perda de gordura nessa região é mais complicado.

A queima de gordura através da atividade física ocorre de maneira global, não sendo possível mobilizar o metabolismo para determinada região localizada do corpo, explica o professor Farah. Quando fazemos exercício, o metabolismo age de forma geral.

Para utilizar a gordura como fonte de energia devemos realizar atividades aeróbicas, como caminhar, correr, nadar, remar, entra muitas outras. Fazer exercícios abdominais aumenta a força e a resistência dessa musculatura, o que, com o tempo, pode diminuir o depósito de gordura na região e em outras pela taxa metabólica aumentada.

Então, como diminuir a barriga?
Geralmente, quem quer perder gordura abdominal tem um desequilíbrio entre massa magra, que são os músculos e a massa gorda, que é a gordura. Esse desequilíbrio é no corpo todo, e não em determinadas regiões.

Assim, a combinação de exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, remo, entre outras atividades, e a musculação ou a calistenia, que são exercícios com o peso do próprio corpo, ajudam a buscar esse equilíbrio de massa corpórea.

“Nosso corpo não funciona de forma estanque, é um conjunto de sistemas que se interagem, formando um todo em equilíbrio. A importância de fazer exercícios abdominais está em tonificá-los, torná-los resistentes e fortes, para que cumpram sua principal função, que é estabilizar a coluna. Exercícios que trabalham o núcleo, que é toda a região abdominal e lombar, são excelentes para esse fim,” recomenda o pesquisador.

Sair da versão mobile