O número de pessoas com excesso de peso, ou seja, obesas tem aumentado nos últimos dez anos. Sabendo que mais da metade da população brasileira encontra- se com sobrepeso.
Observando que ainda se tem algo mais preocupante, cada vez mais aumenta o número de crianças e adolescentes com obesidade.
O excesso de peso nada mais é que uns quilos a mais adicionado a massa corporal, geralmente acontece por alguns fatores, como o excesso de comida ricas em gorduras, sedentarismo, ou seja, pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física, os efeitos colaterais de alguns medicamentos, problemas hormonais, metabolismo lento entre outros.
Do ponto de vista prático a obesidade é classificada pelo índice de massa corporal (IMC), bastando dividir o peso em quilo (kg) pela altura ao quadrado (m2). Considera- se normal um IMC entre 18,5 à 24,9, sobrepeso de 25 à 30 e obeso a partir de 30. A obesidade é classificada: Grau I: IMC entre 30 à 34, 9, Grau II IMC entre 35 à 39,9, Grau III: IMC 40. Obesidade mórbida IMC acima de 40.
Por quais motivos devemos nos preocupar com o excesso de peso?
Pelo fato de está associado à uma série de problemas graves de saúde, relacionado a diversos tipos de câncer, incluindo o desenvolvimento de algumas doenças como o Diabetes tipo 2, Hipertensão arterial entre outros.
Quais as causas do excesso de peso?
- Hábitos alimentares pouco saudáveis, ou seja, o consumo em excesso de alimentos ricos em gorduras, frituras, massas em geral em excesso, alimentos ricos em açucares e sal.
- Compulsão alimentar
- Predisposição genética
- Hipotireoidismo
- Estresse
- Ansiedade
No entanto é importante ressaltar que a obesidade pode apresentar vários sintomas e consequências, incluindo uma série de doenças que afetam o metabolismo do paciente e fazem com que seu corpo tenha dificuldade em perder peso ou até mesmo fazer com que ele ganhe peso de forma rápida. E quais são essas consequências? O desenvolvimento de várias doenças, como Diabetes tipo 2, doenças do coração, Hipertensão, dificuldades de locomoção, dores na coluna, artrite e outras patologias.
O tratamento é diversificado, quando o indivíduo está com sobrepeso pode procurar um médico clínico geral ou nutricionista, a partir da obesidade o tratamento é feito geralmente iniciando com a ajuda e orientações de um médico clínico geral, o mesmo irá solicitar alguns exames para detectar as causas dai o mesmo irá encaminhar o paciente para o tratamento ideal.
Portanto, se você é um indivíduo quem possui o peso adequado a sua altura é importante lembrar que uma rotina alimentar saudável, incluindo à prática de atividade física podem prevenir que o mesmo venha adquirir esse excesso de peso.
#Ficaadica: Adquira hábitos de vida saudáveis, pois o excesso de peso pode trazer várias consequências futuramente.