Ícone do site AlagoasWeb

Ex-lixeiro se forma em Direito em Harvard e já está empregado

Reprodução

Um jovem que era lixeiro, filho de pai solo, acaba de se formar em Direito pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, uma das melhores do mundo! Mais que isso: ele já está empregado em um grande escritório de advocacia em Nova York.

Rehan Staton, de 27 anos, recebeu o diploma, no último dia 26, numa cerimônia emocionante no campus da Universidade . Orador da turma, ele foi aplaudido de pé! O vídeo é emocionante.

Publicidade

Em 2020 o Só Notícia Boa mostrou o esforço de Rehan para estudar em Harvard. O ex-coletor de lixo e o irmão foram criados pelo pai, que trabalhava em até três empregos para mantê-los. Por vezes, tiveram energia cortada e faltou comida. “Tive sorte – mas aproveitei ao máximo a minha sorte”, reagiu.

História de garra e luta
Se Staton trabalhava, limpando latas e coletando lixo por três horas, começando às 4h, e ia para as aulas. O irmão também fez sacrifícios. Para piorar, o pai deles teve um AVC (acidente vascular cerebral).

O irmão abriu mão da universidade para Rehan seguir em Havard. O sacrifício teve um retorno. “A mídia conta com uma história feliz, mas eu fiz isso pela minha família”, afirmou o jovem.

Ao ingressar em Harvard, em 2020, a história de de Rehan foi parar na imprensa que divulgou a história de vida dele, como fez o Só Notícia Boa na época.

Staton pensou em ter uma carreira profissional no taekwondo ou no boxe, na esperança de ganhar uma fortuna em qualquer esporte que o permitisse tirar sua família da pobreza.

Porém, uma lesão grave no ombro interrompeu os planos. Foi aí que passou a trabalhar numa empresa de lixo, conheceu colegas que tinham sido presos e que apelavam para ele fazer uma universidade. Ele ouviu os apelos.

Como pagou os estudos
Ao saber da vida de Staton, o cineasta Tyler Perry resolveu transformar a história em filme e financiar os estudos do jovem. Muitos professores de direito e advogados também se apresentaram como mentores dele.

Além de se formar em direito em Harvard, Rehan Staton arrecadou mais de US$ 70.000, cerca de R$ 350 mil, em doações para a equipe de apoio da escola, incluindo servidores de alimentação, zeladores e eletricistas.

Ajudar outros estudantes
O esforço o levou a fundar um movimento que batizou de Efeito Reciprocidade, que busca auxiliar o pessoal de apoio de outras universidades e também de empresas.

“Aconteceu de eu estar perto de pessoas que se importavam comigo”, resumiu Rehan sobre a trajetória de vida dele.

Sair da versão mobile