João Pedro foi selecionado para participar da Young Citizens Conference (YCC) entre jovens cientistas de todo o mundo

Dois jovens estudantes de São Miguel dos Campos, no interior de Alagoas, estão fazendo história e levando o nome do Brasil para o mundo. João Pedro e Kaymi Pablo, alunos orientados pelos professores Marília Oliveira e Carlos Wilker, participam da Milset Expo-Sciences International 2025 (ESI 2025), considerada a maior feira de ciências e tecnologia do planeta, realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp 
Estudantes alagoanos fazem história ao representar o Brasil em feira de ciências em Dubai
A jornada rumo a Dubai começou em abril de 2025, quando o projeto desenvolvido pela dupla foi classificado para representar o Brasil na competição internacional. Desde então, os estudantes enfrentaram uma verdadeira maratona em busca de recursos para custear a viagem.

Com o apoio do AlagoasWeb, JuniorNetTV e do Programa Cidade em Foco, além de familiares, amigos, comunidade escolar e outros apoiadores, os jovens cientistas iniciaram a campanha que conseguiu arrecadar o valor necessário e realizar o sonho de levar a bandeira de São Miguel dos Campos para o outro lado do mundo.
Durante o evento, João Pedro e Kaymi visitaram diversos estandes internacionais, incluindo o da NASA, e trocaram experiências com estudantes de vários países, compartilhando ideias sobre inovação e sustentabilidade.
O projeto que levou os miguelenses à feira propõe uma alternativa sustentável para a redução da emissão de gases do efeito estufa (GEE): um dispositivo capaz de converter resíduos orgânicos em biogás, inicialmente usado como gás de cozinha, mas que está sendo aprimorado para gerar energia elétrica.
Estudantes alagoanos fazem história ao representar o Brasil em feira de ciências em Dubai

O destaque do trabalho foi tão grande que João Pedro foi selecionado para representar o Brasil na Young Citizens Conference (YCC), um fórum global que reúne jovens cientistas para debater soluções e propor ações em prol de um planeta mais sustentável.
“Ver um estudante de São Miguel dos Campos participando dessa rede internacional de jovens cientistas é motivo de orgulho não só para a escola, mas para todo o estado de Alagoas”, comentou em uma postagem de rede sociais um professor alagoano.
A conquista dos estudantes alagoanos reforça o potencial da educação miguelense e mostra que dedicação, criatividade e persistência são capazes de transformar sonhos em realizações que ultrapassam fronteiras.



Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com