Esporte Clube Traipu contrata psicóloga esportiva para acompanhar jogadores durante a temporada

Redação / AlagoasWeb/Bruno Monteiro 05/03/2025

Ianna Raimundo será a responsável por tratar os atletas, comissão e diretoria durante todo o ano

Esporte Clube Traipu contrata psicóloga esportiva para acompanhar jogadores durante a temporada

Em mais uma inovação, o Esporte Clube Traipu anunciou em suas redes sociais a contratação da psicóloga Ianna Raimundo para a temporada de 2025. O clube, que representará o Nordeste e o estado de Alagoas em competições nacionais, investe pela primeira vez em um profissional da psicologia do esporte. Essa tendência tem sido cada vez mais comum em equipes de alto rendimento no mundo todo, mas Traipu se torna pioneiro entre os clubes de futsal de Alagoas ao adotar essa abordagem.

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Esporte Clube Traipu contrata psicóloga esportiva para acompanhar jogadores durante a temporada

Para ocupar o cargo, o clube convidou Ianna Raimundo, psicóloga formada e especializada em esportes. Em entrevista ao programa JuniorNet Esportes, ela falou sobre suas expectativas e o impacto do seu trabalho dentro da equipe.

Esporte Clube Traipu contrata psicóloga esportiva para acompanhar jogadores durante a temporada

"O jogador é contratado pela performance dele, o que ele mostra em campo é o que chama a atenção dos clubes e dos empresários. Quando ele é contratado, surge uma cobrança natural, mas por trás da cobrança existe um ser humano. Ele precisa se adaptar ao grupo, à comissão técnica e ao novo ambiente em que está inserido. No caso de Traipu, temos jogadores do Nordeste, do Sul e até alguns que passaram tempo fora do Brasil. São culturas diferentes, demandas distintas, sem contar os desafios pessoais que cada um enfrenta."

Ianna também comentou sobre a visão inovadora do Esporte Clube Traipu: "O Traipu é um clube visionário. Parabéns à diretoria, ao Júnior, ao Marcos Santos e ao Lucas Santos, que têm essa visão. Quando você cuida do atleta, ele fica melhor preparado para o jogo. Um jogador pode treinar taticamente a semana inteira, mas se estiver em descontrole emocional, pode comprometer uma jogada e até mesmo um jogo inteiro. Quando isso acontece, ele será cobrado e, pior, se autocobrará. A pior cobrança é aquela que vem da nossa própria mente. O psicólogo entra exatamente nesse ponto, para identificar e trabalhar essas questões."

Esporte Clube Traipu contrata psicóloga esportiva para acompanhar jogadores durante a temporada

Ianna é esposa do técnico Bebeto, que já foi campeão com o Traipu

Durante a entrevista a psicóloga também comentou como será feito seu trabalho na equipe: "Cada jogador tem sua própria demanda, e meu papel é avaliar alguns pontos para entender como posso ajudar. Ainda estamos no processo de quebrar o gelo, pois a presença de um psicólogo no esporte ainda é um conceito novo para muitos atletas. Meu trabalho é observar treinos, identificar quedas bruscas de performance, ansiedade excessiva pré-jogo, desmotivação e descontrole emocional. Também analiso crenças negativas que possam afetar o desempenho do grupo e baixos níveis de confiança e atenção."

Para finalizar, Ianna falou dos desafios e a aceitação do trabalho psicológico no esporte:
"Ainda existe um certo preconceito com a psicologia no esporte, mas vejo uma grande vontade tanto da minha parte quanto dos jogadores em fazer isso dar certo. A chance de sucesso é enorme. À medida que avançamos, conceitualizo minha chegada ao clube e crio dinâmicas para que os atletas entendam a importância do trabalho. O objetivo é melhorar não só o desempenho individual, mas também o coletivo. Sei que o desafio é grande, mas me preparo constantemente para isso. A busca pela evolução é contínua."

Esporte Clube Traipu


Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com