Tratando-se de uma competição que contou com 60 (sessenta) equipes inscritas, de 19 (dezenove) estados do Brasil, a ABRADEP, o IPRADE e a Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB Nacional (organizadores) acabam de anunciar que a equipe de estudantes da Universidade Federal de Alagoas está no rol de oito equipes semifinalistas da competição. Trata-se da equipe formada pelos estudantes Erick Gomes, Joanna Julia, Matheus Souza e Victor Gomes, orientada pelo professor e advogado Thiago Bomfim.
A equipe foi avaliada a partir de diversas fases, que envolveram, entre outas atividades, a escrita de uma dissertação sobre cassação de mandato pela Justiça Eleitoral, a gravação de dois vídeos, a elaboração de um memorial e a participação em duas sessões simuladas de julgamento perante o TSE.
Estiveram entre os avaliadores das fases anteriores da competição José Jairo Gomes, Jacqueline Montenegro, Thiago Ayres, Gustavo Teixeira, José Ferreira Junior, entre outros. Participaram da fase classificatória estudantes de diversas instituições, a exemplo da UERJ, Mackenzie, PUC/SP, PUC/RS, UFC, UFMG, UFPB, UFPR, UFSC, UNIFAP, IDP, entre outras, além de renomados escritórios de advocacia.
As rodadas da semifinal acontecerão durante o VII Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral. A expectativa é de que as próximas rodadas contem com a avaliação de ministros e ex-ministros do próprio TSE e do advogado Luiz Fernando Pereira, responsável por elaborar o caso hipotético.