Equatorial, BRK e Claro lideram ranking das 10 empresas mais reclamadas no ano de 2022

COMPARTILHE !!
Por: Procon Maceio  Data: 29/12/2022 às 19:56
Imagem: AlagoasWeb/Arquivo

O órgão de proteção e defesa do consumidor, Procon Maceió, divulga ranking das 10 empresas que mais geraram reclamações neste ano de 2022. Conforme os dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, este ano, foram 7.535 atendimentos registrados.

As principais reclamações são relacionadas a instituições financeiras, débitos, telecomunicações e superendividamento. Os destaques são as cobranças indevidas, renegociação de dívidas, propaganda enganosa, desacordo comercial, entre outras demandas.

“Com o ranking podemos notar que o principal problema das demandas está ligado ao serviços essenciais e problemas ligados ao orçamento financeiro do consumidor. Tanto, que as ações propostas durante o ano foram voltadas a buscar equilíbrio financeiro do consumidor com o fornecedor”, informa o diretor executivo do Procon Maceió, Leandro Almeida.

A divulgação do ranking é prevista no artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor, o qual determina que Órgãos Públicos de Defesa do Consumidor devem manter cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços.

Junto ao ranking, o Procon Maceió também divulgou a taxa de resolutividade das empresas. Pode-se constatar que o órgão consegue resolver 80% dos problemas que são de fato encaminhados e cujos processos foram abertos.

“Esses números apontam a necessidade real do consumidor. É por isso que reforçamos, sempre que tiver problemas com as empresas, busquem o Procon Maceió, pois o órgão tem sido uma ferramenta de auxílio e efetivação do direito do consumidor”, conclui Leandro Almeida.