Especialistas garantem que não haverá falta do grão
As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias, causando inundações e deslizamentos de terra, também podem gerar impactos no setor de alimentos em outros estados, como Alagoas. Isso porque o RS é o maior produtor de arroz do Brasil, respondendo por 70% da produção nacional.
Receba as notÃcias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Enchentes no RS podem afetar abastecimento de arroz em Alagoas
Em Maceió e maiores cidades do interior, alguns supermercados já limitaram a venda de arroz por pessoa para evitar estocagem excessiva.
A Associação dos Supermercados de Alagoas (ASA), pede aos consumidores que adotem o uso consciente do grão e não façam estoques.
Enchentes no RS podem afetar abastecimento de arroz em Alagoas
A Federação da Agricultura e Pecuária do RS (Farsul), garante que o arroz já colhido no estado é suficiente para abastecer o paÃs por pelo menos 10 meses. Mas, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está importando 1 milhão de toneladas do grão para garantir a oferta no mercado interno e evitar a alta dos preços.
A Conab informou que está comprando arroz já industrializado e empacotado no mercado internacional. O arroz importado será revendido pela Conab diretamente para pequenos mercados, nas periferias das cidades, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.
Consumo consciente
- Evite estocar arroz em casa.
- Compre apenas o necessário: Não faça compras em grandes quantidades.
- Fique atento aos preços: Denuncie qualquer prática abusiva.
Enchentes no RS podem afetar abastecimento de arroz em Alagoas