Programa promovido pela Secretaria do Trabalho entrega certificados em cerimĂŽnia no PalĂĄcio RepĂșblica dos Palmares
Promover qualificação para gerar mais oportunidades de emprego e renda. Esse Ă© o objetivo do Programa Emprega Mais Alagoas, que acaba de ultrapassar a marca de mais de mil certificados entregues nos Ășltimos 12 meses.  SĂł de janeiro atĂ© agora, 760 trabalhadores que receberam qualificação em diversas ĂĄreas de forma gratuita. Esse ano foram contemplados trabalhadores de MaceiĂł, Marechal Deodoro, Maribondo, Japaratinga e Pilar.
Receba as notĂcias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Emprega Mais Alagoas ultrapassa a marca de mil trabalhadores qualificados nos Ășltimos 12 meses
Para celebrar essa marca histĂłrica, a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, Seteq, promoveu a entrega de 120 certificados na Ășltima quarta-feira (30) em cerimĂŽnia no PalĂĄcio RepĂșblica dos Palmares. O governador Paulo Dantas foi representado pelo secretĂĄrio de Governo Vitor Pereira, que destacou a importĂąncia da qualificação para os trabalhadores alagoanos.
“Para nĂłs, o Emprega Mais representa a inclusĂŁo por meio do emprego de muitos alagoanos que procuram qualificação. Ă uma das grandes conquistas do nosso Governo. NĂłs temos a 2ÂȘ menor taxa de desemprego do Nordeste, crescemos 6,5% no ano passado e sĂł vamos crescer mais 3,5% este ano qualificando nossos trabalhadores. Hoje uma das pautas da polĂtica Ă© o empreendedorismo, entĂŁo nĂłs precisamos qualificar nossa força de trabalho para o trabalho formal e tambĂ©m para empreender. NĂłs vamos continuar nesse ritmo porque sabemos que essa Ă© a caracterĂstica do Governo de Alagoas e do governador Paulo Dantasâ, destacou Vitor.
O secretĂĄrio tambĂ©m anunciou que o programa Emprega Mais Alagoas serĂĄ ampliado em 2025 com o Emprega Mais Campo, para qualificar mĂŁo de obra para o agronegĂłcio do estado. “O governador Paulo Dantas jĂĄ autorizou lançarmos a segunda fase do Emprega Mais Alagoas. Vamos criar o Emprega Mais Alagoas no Campo, que Ă© levar qualificação profissional para as pessoas que moram no campo. A ideia Ă© qualificar esses trabalhadores para manusear mĂĄquinas agrĂcolas, por exemplo, para que os trabalhadores possam utilizar a tecnologia no campo.” – anunciou Vitor.
Marca histĂłrica
Na cerimÎnia desta quarta-feira foram entregues certificados a 120 trabalhadores que representaram os 1.111 que jå participaram do programa. Estiveram presentes representantes de Maceió, Japaratinga, Maribondo e Marechal Deodoro.  A secretåria do Trabalho, Emprego e Qualificação, Clåudia Balbino, destacou a importùncia da qualificação para os trabalhadores alagoanos:
âO Emprega Mais Alagoas Ă© um programa que tem como objetivo qualificar o trabalhador alagoano que busca o primeiro emprego, quer uma qualificação adicional ou atĂ© uma recolocação no mercado de trabalho. ApĂłs ouvirmos a demanda da regiĂŁo, firmamos parcerias com as prefeituras para oferecer de forma gratuita cursos de qualificação de acordo com as necessidades locais e o resultado Ă© bom para todo mundo, inclusive para a economia do estadoâ, destacou a secretĂĄria.
O secretĂĄrio executivo da SETEQ, Erik Silveira, tambĂ©m ressaltou como o Emprega Mais Alagoas pode acelerar ainda mais o crescimento econĂŽmico do estado. âNossa missĂŁo na Seteq Ă© ampliar as polĂticas pĂșblicas, seguindo as diretrizes do governador Paulo Dantas, para contribuir com o crescimento econĂŽmico de Alagoas e melhorar ainda mais os Ăndices do nosso estado. Ao oferecer qualificação, tambĂ©m contribuĂmos com a indĂșstria, o comĂ©rcio e damos oportunidade para aqueles que querem empreender. A segunda fase do programa, antecipada hoje pelo secretĂĄrio Vitor, tem foco no campo e tambĂ©m serĂĄ um sucessoâ, concluiu Erik.
Novas oportunidades na indĂșstria
Dentre os participantes da entrega desta quarta-feira, tambĂ©m estiveram presentes trabalhadores de Marechal Deodoro, que concluĂram no dia 29 de outubro a qualificação para diversos cargos na indĂșstria como operador de empilhadeira, logĂstica e assistente administrativo e RH por exemplo.
As aulas foram em parceria com a prefeitura de Marechal Deodoro. Ao todo foram 231 trabalhadores qualificados na cidade e que estarĂŁo aptos a trabalhar no Polo Industrial de Marechal Deodoro.
O prefeito de Marechal Deodoro, Clåudio Filho, o Cacau, e o prefeito eleito André Bocão também estiveram na cerimÎnia. Também participaram da solenidade o prefeito de Japaratinga, Déo; o vereador por Maceió, Joãozinho; e o pastor Jacques Balbino.