Atualmente, 17 cartórios oferecem o serviço no estado; número de unidades será atualizado à medida que novos convênios sejam firmados

Nesta quarta-feira (1º), 17 cartórios de registro civil de Alagoas deram início à emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), o novo documento de identificação civil no Brasil que utiliza o CPF como número único. A implementação do serviço é o resultado do convênio firmado entre o Tribunal de Justiça (TJAL), Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL), Governo de Alagoas e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Apen/AL).
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp 
Emissão de identidade nacional chega em cartórios de Alagoas
As peças publicitárias da campanha, que será veiculada em todo o estado, foram apresentadas, na manhã desta quarta-feira, ao corregedor-geral da Justiça, desembargador Celyrio Adamastor, e à juíza Laila Kerckhoff, pelos representantes da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/AL).

O projeto teve início na gestão do então corregedor-geral da Justiça, desembargador Fábio Bittencourt, atualmente presidente do TJAL. Para o desembargador Celyrio Adamastor, corregedor-geral em exercício, a oferta do serviço representa um avanço para a população, pois proporciona um meio eficiente de assegurar direitos.
“Disponibilizar esse serviço nos cartórios significa levar uma série de benefícios diretos para a população, especialmente em relação à praticidade e à redução de custos, porque o cidadão não precisará mais se deslocar até os grandes centros urbanos. Esperamos que outros cartórios fortaleçam essa parceria, que é um avanço tanto para as unidades extrajudiciais quanto para os municípios”, comentou Celyrio Adamastor.
Segundo o presidente da Arpen/AL, Wagner Falcão, os cartórios conveniados estão habilitados a fazerem 1ª e 2ª vias do documento. “Depois da certidão de nascimento, que é o documento que dá o pontapé inicial para a cidadania, a Carteira de Identidade Nacional é essencial para a identificação, para a realização dos cadastros nos programas sociais e para a efetivação dos negócios jurídicos”, afirmou.
Clique aqui e confira a lista dos cartórios que já oferecem o serviço. O número de unidades será atualizado à medida que novos convênios sejam firmados.
Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com