Ícone do site AlagoasWeb

Eleições 2022: TRE pede tropas federais para Satuba e Pilar

Instagram EB

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o pedido de reforço das tropas federais para os municípios de Pilar e Satuba (8ª Zona Eleitoral). A solicitação inicial dos militares foi feita pelo juiz eleitoral Luciano Andrade de Souza e, posteriormente, aprovada à unanimidade pelo Pleno do Regional alagoano. Os desembargadores não deferiram o pedido para o município de Chã Preta (28ª Zona).

No requerimento para o envio de tropas federais para os municípios que integram a 8ª Zona Eleitoral – Pilar e Satuba –, o magistrado destaca que as cidades são conhecidas pelos intensos embates políticos e “por campanhas eleitorais marcadas por ameaças, intimidações, provocações, discussões acaloradas e intensa troca de ofensas”.

Publicidade

Seguindo o trâmite regular, o TRE consultou o governo de Alagoas acerca das condições que o Estado dispõe para promover o necessário reforço policial nos dois municípios. Em ambos os casos, a Secretaria de Estado da Segurança Pública encaminhou ao Tribunal manifestação da Polícia Militar no sentido de necessidade de mobilização de tropas federais, com o objetivo de reforçar o efetivo.

O desembargador Otávio Leão Praxedes, presidente do TRE/AL, ressaltou que “a medida objetiva prevenir a prática de infrações de ordem penal eleitoral, algo que, comumente, mesmo a despeito de inúmeras operações de enfrentamento deflagradas pelo Juízo Eleitoral local, tem-se registrados nos dois municípios”.

O pedido de tropas federais para o município de Chã Preta foi indeferido pelo Tribunal alagoano diante da garantia, por parte da Secretaria de Estado da Segurança Pública, que não há necessidade de reforço no efetivo.

Sair da versão mobile