O eclipse do sol atraiu a atenção dos alagoanos neste sábado, dia 14. À medida que a lua encobriu, de forma parcial o ‘astro rei’, o fenômeno pôde ser observado em diversos pontos do estado.
Eclipse anular do sol é visto em vários pontos de Alagoas
Milhares de pessoas, munidas de óculos especiais (de proteção solar), ou de forma improvisada (utilizando lentes verdes usadas por soldador ou por outros meios), viram o céu se transformar em um espetáculo raro.
O evento começou a se desenrolar por volta das 16h, quando a lua começou a se posicionar à frente do sol, bloqueando parcialmente a luz solar. O ápice do eclipse aconteceu por volta das 16h40, variando de acordo com o local. Grande parte do disco solar ficou coberto pelo astro noturno.
Diversas cidades de Alagoas, como Maceió, Arapiraca, São Miguel dos Campos, e muitas outras, assistiram o espetáculo e compartilharam imagens do belíssimo evento. Pessoas se reuniram em praças, vias públicas e em suas casas para observar o fenômeno, que pode ter sido único na vida.
Eclipse anular do sol é visto em vários pontos de Alagoas
O acontecimento provocou uma busca desenfreada por lentes verdes nas lojas de material de construção. Em contato com uma grande empresa em São Miguel dos Campos, a reportagem do AlagoasWeb foi informada que a venda desse tipo de material ocorre de forma muito esporádica, no entanto, hoje, todo o estoque foi vendido. “Não sobrou uma peça se quer, disse um vendedor comemorando o resultado”.
Embora o eclipse solar tenha sido parcial em Alagoas, sua beleza impressionante atraiu a atenção de milhares. Quem estava devidamente equipado com óculos de proteção solar e outros apetrechos, mesmo de forma improvisada, puderam testemunhar o espetáculo com segurança.
Eclipses solares parciais ocorrem quando a lua não cobre completamente o Sol, deixando uma parte dele visível na forma de um crescente brilhante.
Eclipse anular do sol é visto em vários pontos de Alagoas