É hoje! Possível última Superlua do ano

COMPARTILHE
Por: Olhar Digital  Data: 11/08/2022 às 18:30
Fonte de Imagem: Shutterstock

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, nesta quinta-feira (11), tem início a lua cheia de agosto, mais precisamente às 22h35 (todos os horários mencionados têm como referência o fuso de Brasília). Conhecida como “Lua do Esturjão”, esta pode ser considerada a última Superlua de 2022, segundo determinados critérios.

De acordo com uma tradição norte-americana nascida no século 17, cada uma das 12 luas cheias do ano recebe uma nomenclatura específica. No caso do mês de agosto, ela tem esse nome por ser a época em que o peixe esturjão é encontrado em maior quantidade e pescado mais facilmente nos Grandes Lagos da América do Norte, entre o Canadá e os EUA.P

Este ano, a Lua do Esturjão chegará a pouco mais de 361 mil km da Terra, o que representa menos de 90% da distância de seu ponto mais próximo do nosso planeta, chamado de perigeu. De acordo com os parâmetros estabelecidos na década de 1970 pelo astrólogo Richard Nolle, “pai” do termo Superlua, o índice a ser atingido nesta quinta-feira a enquadra nessa classificação.

Para outros referenciais, como as revistas especializadas em astronomia Sky and Telescope e Time and Date, o ponto em que a Lua chega em sua fase cheia esta noite não é próximo o suficiente do perigeu para classificá-la como uma Superlua.

Nosso colunista Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), explica que, no meio científico, os astrônomos preferem usar o termo “perigeu-sizígia” ou simplesmente “Lua Cheia no Perigeu”, adotado para quando a lua entra na fase cheia a menos de 24 horas do perigeu. “E neste critério, a lua cheia de agosto não é uma Superlua, já que ela chega a essa fase 32 horas e 20 minutos após ter atingido seu perigeu”.

De qualquer forma, nosso satélite natural se apresentará imenso e brilhante esta noite, e, como cereja do bolo, ainda estará em conjunção com Saturno, com a máxima aproximação entre os dois astros ocorrendo às 3h (já de sexta-feira, 12), o que promete visões espetaculares para os astrônomos e apaixonados pelo céu noturno.

Na imagem acima, considerando o céu da cidade de São Paulo, vemos o momento da máxima aproximação de Lua e Saturno, às 3h da madrugada desta sexta-feira (12). Imagem: stellarium.org

Caso o tempo esteja nublado em sua localidade, será mais difícil contemplar a vista. O frio também pode desencorajar a sair de casa para apreciar o fenômeno. Mas, não se preocupe. De acordo com o site Space.com, o Projeto Telescópio Virtual, serviço prestado pelo Observatório Astronômico Bellatrix, com sede em Roma, na Itália, vai transmitir um webcast comentado por astrofísicos em seu canal no YouTube, a partir das 2h30.