Dormir depois do almoço faz bem? Quais os benefícios

Dormir depois do almoço, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não faz mal à saúde, pelo contrário, um cochilo trás muitos benefícios ao corpo. Dormir depois do almoço é um costume típico dos países da Espanha e Itália, hábito culturalmente conhecido como sesta. Contudo, outros países também estão aderindo ao hábito de tirar uma soneca após almoço. Pois, de acordo com estudos, foi comprovado que um cochilo depois do almoço só trás benefícios à saúde. Portanto, o que antigamente era sinônimo de preguiça, hoje, dormir depois do almoço significa mais saúde para o corpo, já que o cochilo ajuda melhorar o desempenho e o rendimento nas atividades do dia. No entanto, o cochilo não deve ser mais do que 40 minutos, ou os efeitos podem ser o contrário, por exemplo, afetar o sono noturno. Dormir depois do almoço faz com que a pessoa fique mais disposta, mais alerta, além de prevenir contra doenças cardíacas, reduzir a pressão sanguínea, melhora a memória e aumenta a criatividade. Dormir depois do almoço faz mal?

COMPARTILHE
Por: R7  Data: 29/11/2020 às 09:28
Fonte de Imagem: Uol

Dormir depois do almoço, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não faz mal à saúde, pelo contrário, um cochilo trás muitos benefícios ao corpo.

Dormir depois do almoço é um costume típico dos países da Espanha e Itália, hábito culturalmente conhecido como sesta. Contudo, outros países também estão aderindo ao hábito de tirar uma soneca após almoço. Pois, de acordo com estudos, foi comprovado que um cochilo depois do almoço só trás benefícios à saúde.

Portanto, o que antigamente era sinônimo de preguiça, hoje, dormir depois do almoço significa mais saúde para o corpo, já que o cochilo ajuda melhorar o desempenho e o rendimento nas atividades do dia.

No entanto, o cochilo não deve ser mais do que 40 minutos, ou os efeitos podem ser o contrário, por exemplo, afetar o sono noturno.

Dormir depois do almoço faz com que a pessoa fique mais disposta, mais alerta, além de prevenir contra doenças cardíacas, reduzir a pressão sanguínea, melhora a memória e aumenta a criatividade.

Dormir depois do almoço faz mal?

Não. Na verdade é completamente o contrário, dormir depois do almoço trás muitos benefícios a saúde do corpo. E é por isso que em países como, Itália e Espanha, é muito comum ver lojas e comércios fechados logo após o almoço. Pois levam a sério os benefícios da sesta.

De acordo com especialistas, tirar um cochilo após o almoço não se trata de preguiça, mas sim de uma necessidade fisiológica.

Ao dormir depois do almoço faz com que a temperatura do corpo diminua o que é muito bom para o corpo. Pois deixa o corpo mais descansado, alerta e disposto para enfrentar as tarefas do restante do dia.

No entanto, especialistas alertam para que o tempo do cochilo seja de no máximo 40 minutos ou pode afetar negativamente o sono noturno.

No entanto, não é um hábito muito comum no Brasil, o costume vem sendo aderido aos poucos. Inclusive, algumas empresas já contam com salas de descanso para seus funcionários, para que possam tirar um cochilo após o almoço.

Quanto aos comerciantes, eles possuem maior dificuldade em aderir ao costume, pois muitas vezes nem mesmo os patrões conseguem um tempo para descanso. Por isso, dificilmente vendedores e balconistas conseguem tirar um tempinho após o almoço para descansar o corpo e preparar para o dia estressante.

Benefícios de dormir depois do almoço
  • Segundo estudos, quando uma pessoa tira um tempo para descanso, um sono leve, apresenta uma maior produtividade no desempenho de suas tarefas durante o expediente de trabalho.
  • Dormir depois do almoço proporciona efeitos reparadores no organismo, influenciando na renovação cerebral, ou seja, o cérebro libera espaço para poder armazenar novos conhecimentos.
  • Também, trás benefícios físicos, como melhorar a disposição, diminuir o cansaço e melhorar o desempenho cognitivo.
  • O sono depois do almoço auxilia no processo da digestão, pois ajuda na absorção dos nutrientes dos alimentos.
  • O cochilo ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, podendo até reverter o impacto hormonal de uma noite de sono ruim.
  • Alivia o estresse e diminui a irritabilidade
  • Por fim, ajuda na manutenção da pressão arterial.
Quando faz mal

Quando o sono vespertino se torna exagerado, ao ponto de sentir sonolência durante o trabalho, escola ou tarefas diárias, pode indicar problemas de insônia durante a noite.

Por isso, ao dormir depois do almoço, por mais de uma hora, e ainda assim continuar com sono, pode ser necessário procurar por um médico especialista. Pois ele irá fazer um diagnóstico preciso sobre a causa das noites mal dormidas e indicar um tratamento adequado, caso precise.

Entretanto, sentir um leve sono logo depois de comer, pode estar ligado ao processo de digestão, onde grande parte do fluxo sanguíneo é direcionada ao estômago. Como resultado, o corpo fica mais relaxado, dando a sensação de sonolência.

Resumindo, dormir depois do almoço, por no máximo 40 minutos por dia, faz bem à saúde. Pois aumenta a capacidade física e mental, revigora o cérebro, dá mais energia, aumenta a capacidade de concentração, memorização, além de aumentar a capacidade criativa.